22 de novembro de 2024
CidadeEconomiaGeral

Malha Paulista: Obras em Taquaritinga impulsionam desenvolvimento ferroviário

Investimentos em infraestrutura da Rumo fomentam construção civil e mobilidade urbana.

A cidade de Taquaritinga, no interior de São Paulo, está entre os municípios beneficiados pelas obras de modernização e ampliação da Malha Paulista, conduzidas pela concessionária Rumo. Com investimentos que ultrapassam os bilhões, a empresa está em plena execução de um projeto ambicioso de melhorias na infraestrutura ferroviária, que inclui a construção de viadutos, passarelas e outras intervenções destinadas a aumentar a capacidade operacional da malha e melhorar a mobilidade urbana.

O viaduto rodoviário de Taquaritinga é parte de um conjunto de 30 intervenções distribuídas por 17 municípios paulistas. A empreiteira Quimassa é a responsável pela execução da obra, que visa não apenas melhorar o trânsito local, mas também integrar a cidade ao fluxo logístico da região, garantindo que as operações de carga passem a interferir menos na rotina dos cidadãos.

Esses investimentos são fruto da renovação antecipada da concessão da Malha Paulista, cujo contrato foi estendido por mais 30 anos. Além do impacto local, as obras refletem o fortalecimento do setor da construção civil, que, segundo dados do IBGE, registrou um crescimento de 4,4% no segundo trimestre de 2024 em comparação ao ano anterior. O aumento no consumo de insumos como cimento, ferro e areia evidencia o aquecimento do mercado, impulsionado em parte pela série de obras ferroviárias em andamento.

Crescimento sustentável e parcerias estratégicas

Para o diretor de Expansão da Rumo, Rafael Langoni, o maior desafio enfrentado pela concessionária tem sido a contratação de empreiteiras qualificadas para acompanhar o ritmo dos investimentos. “Esses projetos demandam construtoras especializadas e experientes. Estamos em busca de parceiros com capacidade para acompanhar o crescimento acelerado do setor ferroviário, que seguirá em alta até, pelo menos, 2030″, afirma.

Com a conclusão das obras, a expectativa é que a capacidade de transporte da malha ferroviária aumente de 53 milhões para 75 milhões de toneladas/ano. Além disso, a modernização não só beneficiará o transporte de cargas, como também abrirá novas oportunidades para o desenvolvimento urbano nas regiões atendidas.

A Rumo tem se esforçado para construir parcerias duradouras com as empresas contratadas, promovendo o desenvolvimento sustentável e capacitação em governança, gestão ambiental e segurança. Essas ações visam fortalecer a cadeia logística e garantir que as empreiteiras envolvidas nas obras tenham um papel ativo no crescimento do setor.

Com isso, Taquaritinga e outras cidades da região, além de verem seus espaços urbanos revitalizados, tornam-se protagonistas no processo de modernização que promete transformar a infraestrutura ferroviária do estado de São Paulo.

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul, administramos cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. São mais de 8 mil colaboradores em todo o Brasil, 9 terminais de transbordo ao longo da malha e 5 terminais portuários nos principais portos brasileiros. Em 2023, nos tornamos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o índice internacional Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor pelo terceiro ano consecutivo a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.