Cultura: 6° FESTTAQ homenageia Bartolomeu Farias em festival de teatro com acessibilidade e diversidade cultural
Festival de Teatro de Taquaritinga acontece de 18 a 20 de outubro com entrada gratuita e programação inclusiva.
A cidade de Taquaritinga se prepara para receber a 6ª edição do FESTTAQ – Festival de Teatro de Taquaritinga, promovido pela ACADES, que neste ano homenageia o saudoso artista Bartolomeu Farias, conhecido como Barto, em uma celebração à sua memória. O evento, que será realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro no Cine Teatro São Pedro, promete uma programação diversificada com espetáculos adultos e infantis, totalmente gratuitos, e com destaque para a acessibilidade.
Na sexta-feira (18), às 19h30, o festival terá sua abertura oficial com uma emocionante homenagem “in memoriam” ao artista Barto Farias. O grupo local TAQU’ARTE abrirá as apresentações com a peça Quando as Máquinas Param, de Plínio Marcos, às 20h. Este espetáculo, com classificação indicativa de 12 anos, contará com intérprete em Libras, garantindo a participação da comunidade surda.
No sábado (19), a programação será voltada para o público adulto, com início às 13h, com a peça Zoo Story, apresentada pelo Teatro Popular de Mococa, com classificação de 14 anos. O festival segue com o espetáculo Ficções do Interlúdio, de Tânia Farias e Lucas, às 15h30, indicado para todas as idades. Às 17h30, o grupo Rabugentos, de Sertãozinho, apresenta Melodramas de Picadeiros, com acessibilidade para surdos. Para encerrar o dia, a Companhia Apocalíptica, de São José do Rio Preto, traz o clássico Rinoceronte, às 19h.
No domingo (20), as crianças terão uma programação especial com quatro peças infantis. O Grupo Divino Ato, de Ribeirão Preto, abre o dia às 13h com João e Maria. Em seguida, às 14h30, o Grupo Flor de Chita, de Catanduva, apresenta O Menino sem Lugar, com acessibilidade para a comunidade surda. Às 16h, a Dó Ré Mi Produções, de Gavião Peixoto, encena Chapeuzinho Vermelho – Uma História Diferente. O encerramento ficará por conta da Companhia Apocalíptica, que volta ao palco às 17h com A Guerra dos Bichos, também com acessibilidade.
O 6° FESTTAQ é uma realização da ACADES, com direção de Casturina Lima e coordenação de Jhonatas Fidelis. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Grupo Taquarte. O festival reforça a importância da arte como ferramenta de inclusão social e celebra a diversidade cultural com espetáculos acessíveis e que dialogam com diferentes públicos, promovendo uma experiência única para a comunidade de Taquaritinga e região.
A entrada para todas as sessões é gratuita, e o público está convidado a participar desta grande celebração teatral em homenagem ao querido Barto Farias.