Gente nossa: Bruna Lomartire Furlanetto apresenta “Onélia de Barro” em São Paulo
Exposição revela a trajetória artística da escultora taquaritinguense e sua relação com a argila e a resina.
No sábado, 21 de setembro, a escultora Bruna Lomartire Furlanetto, natural de Taquaritinga, inaugurou sua exposição “Onélia de Barro” no renomado espaço de arte Cratera, em São Paulo. Com curadoria de Mariane Beline, a mostra explora o processo artístico de Bruna, desde a modelagem inicial em argila até a finalização das peças em resina, oferecendo aos visitantes uma experiência imersiva no ateliê e no universo criativo da artista.
O projeto “Onélia” nasceu como uma experimentação artística que Bruna iniciou em 2020, quando passou a explorar novas formas de escultura, utilizando a resina como principal material. A exposição destacou todo o processo manual envolvido na criação de suas obras: desde o clay, a argila industrial que não seca, até a confecção dos moldes em borracha e o casting final em resina com pintura acrílica.
A cenografia, assinada pelo Lecoala Studio, ampliou a imersão dos visitantes, que puderam observar de perto o processo de transformação do barro em esculturas finalizadas. O espaço expositivo foi complementado pelo ateliê da artista, aberto à visitação, onde o público pôde acompanhar cada etapa de produção das obras, desde a modelagem até a pintura final.
Mariane Beline, curadora da exposição, pontuou em seu texto curatorial que “a prática artística tem um quê de alquimia”, destacando o poder transformador do toque do artista na matéria-prima, especialmente na argila, que se molda e toma forma, transformando-se em objetos poéticos e expressivos. “O uso da argila é parte essencial do imaginário popular brasileiro e faz parte do laço histórico de Bruna”, explicou Beline.
A escolha do dia da inauguração não foi aleatória: coincidiu com o início da primavera austral, um fenômeno que, segundo a curadora, convida à reflexão sobre as origens do barro e a moldagem da terra. O evento permitiu que os visitantes refletissem ativamente sobre o processo criativo de Bruna, em sintonia com a atmosfera renovadora da estação.
O nome “Onélia” é uma homenagem à avó de Bruna, que a incentivou desde a infância a seguir o caminho artístico. Essa memória afetiva é representada nas esculturas, que traduzem a profundidade do vínculo familiar e o reencontro da artista com a prática escultórica durante a pandemia, quando Bruna começou a desenvolver suas primeiras máscaras, um dos principais destaques de sua trajetória.
A exposição apresentou uma diversidade de séries de esculturas, desde pequenos torsos até grandes peças, todas ricas em detalhes e texturas. As pinturas nas esculturas refletem a vida e os desafios do corpo feminino, com glitter carnavalesco contrastando com marcas e imperfeições, revelando a beleza das lutas diárias. Bruna, que foi diagnosticada com câncer em 2022, dedicou uma série à força das mulheres, capturando cada detalhe dos corpos femininos com afeto e realismo.
Além das esculturas em torsos, a série “Pedaço” destacou fragmentos do corpo, como orelhas, narizes e mamas, refletindo as emoções humanas e a profundidade do ser. Bruna explora o corpo humano em suas diversas formas, transformando o simples em algo profundo e expressivo. As máscaras, por sua vez, remetem a uma das formas mais antigas de arte, capturando o rosto humano em suas múltiplas expressões.
“Onélia de Barro” marcou a primeira exposição individual de Bruna Lomartire Furlanetto, uma artista em plena ascensão, cuja inventividade e metodologia rigorosa foram destaque na mostra. A exposição seguiu em cartaz no espaço Cratera, proporcionando ao público um mergulho profundo nas camadas de memória, afeto e criação artística que moldam o trabalho de Bruna.
Exposição: Onélia de Barro (por Bruna Lomartire Furlanetto)
Local: Cratera, São Paulo
Curadoria: Mariane Beline
Cenografia: Lecoala Studio
Equipe de Apoio: Mariana Higashi / Tais Schiavon / Victor Hugo / Lui Beraldo / Selly Baskerville