21 de dezembro de 2024
CidadeDestaquesEducaçãoGeral

Gratificante: Aluno da Etec de Taquaritinga recebe bolsa de iniciação científica para desenvolver jogo didático

Projeto interdisciplinar visa facilitar o ensino da Tabela Periódica através de tecnologia informacional.

O estudante Vitor Mateus Teixeira da Silva, do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, na Etec “Dr. Adail Nunes da Silva” de Taquaritinga (SP), foi contemplado com uma bolsa de iniciação científica – modalidade Junior pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Orientado pelos professores Luciano Barros, Gislaine Cunha e Luciana Aquaroni (Fatec-Etec), Vitor está desenvolvendo um projeto inovador que tem como objetivo facilitar o ensino da Tabela Periódica, por meio da criação de um jogo didático.

A proposta do projeto é utilizar a tecnologia para criar um jogo inspirado no clássico Batalha Naval, que permitirá aos professores e alunos do Ensino Médio explorar de forma lúdica os elementos químicos e suas posições na tabela. O uso de ferramentas informacionais no desenvolvimento do software tem como meta descomplicar o ensino de Química, proporcionando uma nova abordagem para conteúdos tradicionalmente considerados difíceis pelos estudantes.

A conquista da bolsa pelo CNPq é um marco significativo para a Etec e para o aluno Vitor, destacando o esforço conjunto da escola e de seus professores no incentivo à iniciação científica e no desenvolvimento de novos métodos pedagógicos. O projeto reflete o compromisso da Etec “Dr. Adail Nunes da Silva” com a inovação e o uso de tecnologias na educação.

A comunidade escolar e os docentes envolvidos parabenizam o aluno pelo empenho e dedicação, reconhecendo o potencial transformador que este tipo de iniciativa pode ter no ambiente educacional. O jogo, quando finalizado, deverá ser uma ferramenta útil para o ensino de Química, oferecendo aos alunos uma maneira divertida e eficaz de aprender.