Nossa Palavra – Eleitores sem cadastro biométrico podem votar em 2024
Eleitores podem votar com documento oficial de identidade, mesmo sem cadastro biométrico.
Nas eleições municipais deste ano, eleitores que não cadastraram suas impressões digitais na Justiça Eleitoral poderão votar normalmente. A identificação nas urnas será feita por meio de um documento oficial com foto, como RG ou CNH, desde que o título de eleitor esteja regular.
Com mais de 155 milhões de eleitores aptos a votar em todo o Brasil, aproximadamente 83% já possuem biometria registrada, o que representa 129 milhões de pessoas. Contudo, a biometria não é requisito obrigatório para participar das eleições de 2024. A ausência do cadastro biométrico não impedirá que os eleitores exerçam seu direito de voto nos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
As eleições estão marcadas para os dias 6 de outubro, com o 1º turno, e 27 de outubro para o possível 2º turno, que ocorrerá apenas nas cidades com mais de 200 mil eleitores, caso nenhum candidato a prefeito alcance a maioria absoluta no primeiro turno.
A adesão ao sistema biométrico, além de ser um avanço tecnológico, traz mais segurança e agilidade ao processo eleitoral, evitando fraudes e diminuindo o tempo de espera nas seções eleitorais. No entanto, a Justiça Eleitoral tranquiliza os eleitores que ainda não passaram pela coleta biométrica. O prazo para o cadastramento em 2024 encerrou-se em 8 de maio, com a reabertura do cadastro eleitoral prevista para novembro, quando serviços de alistamento, transferência e regularização do título voltarão a ser oferecidos.
O horário de votação nos dias de pleito será das 8h às 17h, seguindo o fuso horário de Brasília. Eleitores devem comparecer munidos de um documento oficial com foto para garantir o exercício do seu voto, caso não tenham o cadastro biométrico.