Em Taquaritinga: Estudantes da Etec realizam pesquisa sobre descarte de isopor na região
Alunos do 3° ano Técnico em Química buscam entender práticas locais e conscientizar sobre a reciclagem de materiais não biodegradáveis.
Um grupo de alunos do 3° ano do curso Técnico em Química da Etec Dr. Adail Nunes da Silva, em Taquaritinga, está desenvolvendo um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que promete trazer à tona uma questão ambiental crucial: o descarte de isopor na região. Intitulado “Descarte de Isopor na Região de Taquaritinga”, o estudo tem como objetivo compreender as práticas locais de uso e descarte desse material amplamente utilizado, mas que apresenta grandes desafios para a reciclagem.
Para embasar a pesquisa, os alunos criaram um formulário direcionado à comunidade, no qual buscam coletar dados sobre a rotina de descarte de isopor, os conhecimentos sobre as práticas de reciclagem e a conscientização dos impactos ambientais causados pelo manejo inadequado desse material. O questionário é uma peça central do projeto, uma vez que as respostas obtidas serão fundamentais para a conclusão do estudo e a proposição de soluções sustentáveis.
“Em um cenário onde a preocupação com o meio ambiente se torna cada vez mais urgente, entender como a comunidade de Taquaritinga lida com o isopor pode gerar insights valiosos para a implementação de práticas mais ecológicas”, destacam os estudantes responsáveis pelo TCC. Eles reforçam a importância da participação de toda a comunidade, incluindo colegas, amigos e familiares, no preenchimento do questionário, que é acessível a todos.
Os resultados do estudo deverão não apenas contribuir para a conscientização local, mas também servir como base para futuras iniciativas de reciclagem e manejo adequado de resíduos. Além disso, a pesquisa destaca o papel educativo que instituições como a Etec Dr. Adail Nunes da Silva desempenham na formação de profissionais capacitados e comprometidos com o desenvolvimento sustentável.
Com o prazo final do trabalho se aproximando, os alunos esperam contar com a ampla participação da comunidade para garantir que o estudo reflita de forma precisa a realidade de Taquaritinga e, assim, possa influenciar positivamente as políticas e práticas ambientais na região.