Eleições 2024: Taquaritinga se prepara em um cenário político agitado para o pleito de outubro
Até o momento, sete pré-candidatos já despontam na corrida pela Prefeitura; conheça os nomes e o cronograma das eleições
Com as eleições municipais de 2024 se aproximando, Taquaritinga vive um período de intensa movimentação política. Partidos e candidatos estão em plena atividade, definindo estratégias e composições para as chapas que disputarão as cadeiras de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Até o momento, sete pré-candidatos a prefeito já se destacam na cidade.
Conheça-os:
- Fulvio Zuppani – Médico conceituado, candidato a deputado estadual em 2010 e prefeito de Taquaritinga em 2012. Após uma tentativa de reeleição em 2016, se afastou da política municipal, retornando recentemente quando se filiou ao MDB e é considerado um dos mais fortes candidatos para 2024. Segundo as últimas informações deve ter como companheiro de chapa o empresário Roberto Palomino, o popular Palomino do Queijo, formando assim uma chapa pura do MDB. Conta com o apoio do ex-prefeito Tato Nunes e dos deputados Leo Oliveira e Baleia Rossi.
- Luciano Azevedo – Funcionário público do Corpo de Bombeiros há 27 anos, vereador em seu primeiro mandato teve a coragem de assumir a prefeitura de Taquaritinga, após ser eleito presidente da Câmara. Está filiado ao partido PSD, do experiente Gilberto Kassab, atual Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo. Azevedo certamente terá apoio do grupo de Vanderlei Mársico, Luiz Fernando Coelho da Rocha, o primeiro afastado pela justiça e o segundo renunciou ao posto de vice-prefeito. Vale lembrar que conta ainda com o apoio do ex-prefeito Sérgio Salvagni que recentemente declarou apoio a Luciano, não se desincompatibilizando do cargo de superintende do SAAET.
- Renato Scardoelli – Filho do ex-prefeito de Matão, saudoso Adauto Scardoelli e da vereadora professora Mirian Ponzio, Renato vive política desde a sua infância, tendo concorrido em 2020 ao cargo de prefeito de Taquaritinga pelo Partido dos Trabalhadores, partido do qual seus pais são fundadores. Atuou também como assessor de imprensa de diversas entidades ligadas ao agro, e mais recentemente assessora a Deputada estadual Professora Bebel. Na última eleição municipal, angariou pouco mais de 1.600 votos. Certamente receberá apoio de nomes expressivos do PT, como o próprio presidente de República, Luiz Inácio “Lula” da Silva.
- Caio Forcel – Jovem político de nossa Cidade tem uma longa trajetória da militância e na busca por melhorias para os bairros de nossa Cidade. No passado ficou conhecido ao estampar as páginas de jornais do município quando buscava recursos e melhorias para seu bairro. No campo político trabalhou na gestão do ex-prefeito Dr. Fulvio Zuppani e também como assessor parlamentar da deputada Beth Sahão. Mais recentemente foi candidato a deputado estadual em 2022, pelo Solidariedade, obtendo expressiva votação. Provavelmente receberá apoio de deputados de seu partido como é o caso de Paulinho da Força, uma das principais lideranças do Solidariedade.
- Rodrigo de Pietro – Vereador por duas gestões foi presidente da Câmara Municipal no biênio 2017/2018, como parte da base de apoio ao prefeito Vanderlei Mársico no início de sua primeira gestão, mas após discordar de diversas atitudes do mesmo passou a se tornar um dos principais nomes da oposição, sendo forte combatente ao prefeito afastado e ao vice renunciante. Após as eleições de 2022, começou a busca por um forte partido e garantiu a liderança do PL, partido do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, tendo bom trânsito com o governador Tarcísio de Freitas e com os deputados Rafael Silva e Ricardo Silva, pai e filho, respectivamente deputados estadual e federal.
- Micheloni – Luiz Roberto Aparecido Micheloni, médico ortopedista, ex-vereador na gestão 2008/2012, foi eleito com maior votação da história para o cargo, mais de 2 mil votos, foi presidente da Câmara e candidato prefeito na eleição de 2016, sendo o terceiro mais votado. Até o momento não foi divulgou a informação se realmente será vice de Rodrigo ou se será o próprio cabeça de chapa, ou ainda se ambos irão para a disputa, causando assim um racha no grupo político.
- Aristeu Silva Campos – Destacado funcionário público municipal, especialmente na área da Vigilância Sanitária, é formado em direito, ex-vereador, ex-candidato a prefeito em duas oportunidades, recentemente se filiou ao partido Novo. Provavelmente terá como parceiro de chapa o empresário Samir Rkaine, o popular Samir da Pacific Blue. Aristeu se destacou nos últimos anos, não só em Taquaritinga, mas em toda a região devido ao seu trabalho como treinador em um programa de capacitação para empresários e empreendedores.
Cronograma Eleitoral 2024
Com a proximidade das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o cronograma que guiará o processo eleitoral:
- Convenções Partidárias: Entre 20 de julho e 5 de agosto de 2024, os partidos definirão seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, além de deliberarem sobre coligações.
- Registro de Candidaturas: Os partidos têm até 15 de agosto de 2024 para registrar suas candidaturas junto ao TSE, formalizando a participação dos candidatos no pleito.
- Início da Propaganda Eleitoral: A partir de 16 de agosto de 2024, os candidatos podem iniciar oficialmente suas campanhas, utilizando diversas ferramentas de comunicação.
- Primeiro Turno das Eleições: Marcado para 6 de outubro de 2024, quando eleitores de todo o Brasil escolherão prefeitos e vereadores. A votação ocorrerá das 8h às 17h, e os resultados começarão a ser divulgados após as 17h.
- Segundo Turno das Eleições: Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum candidato a prefeito obtiver mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno, o segundo turno ocorrerá em 27 de outubro de 2024.
- Propaganda e Recursos: A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para o segundo turno iniciará em 12 de outubro e terminará em 25 de outubro de 2024. Até 15 de dezembro de 2024, todos os recursos e contestações relativos ao pleito deverão ser julgados.
- Diplomação dos Eleitos: Prevista para ocorrer até 19 de dezembro de 2024, com o TSE entregando os diplomas que atestam a eleição legítima dos candidatos, permitindo que tomem posse em 1º de janeiro de 2025.
Taquaritinga se prepara para um cenário político agitado, com diversas lideranças se mobilizando para conquistar a confiança dos eleitores e, assim, guiar o futuro da cidade.