18 de novembro de 2024
CidadeGeralPolítica

Destinação correta: Taquaritinga reabre ecoponto para descarte de pneus

Novo espaço busca combater a proliferação do mosquito da dengue e atender demandas ambientais.

Taquaritinga terá novamente um ecoponto para o descarte de pneus, atendendo a uma solicitação dos vereadores Pedrinho da Costa e Dr. Denis Machado, presidente da Câmara. A iniciativa foi autorizada pelo prefeito Bombeiro Luciano Azevedo e envolve a utilização de um barracão localizado na Cidade Administrativa, com frente para a Praça Dr. Edwil Roncada.

O secretário de Serviços Municipais, Cido Bolivar, explicou que o local anteriormente servia como depósito para a Comutran (Comissão Municipal de Trânsito), que foi realocada para outro barracão nas proximidades. A criação do ecoponto é uma resposta às reivindicações dos donos de borracharia, que enfrentam dificuldades para armazenar pneus usados adequadamente, além de ser uma medida essencial na luta contra a dengue.

De acordo com Fabrício Araújo, diretor do Demcove (Departamento Municipal de Controle de Vetores), a utilização do novo ecoponto será regulamentada para garantir que o descarte seja feito corretamente. Agentes de fiscalização visitarão os estabelecimentos para organizar datas e horários específicos para a entrega dos pneus, permitindo um empilhamento eficiente e o uso prolongado do espaço. A empresa responsável pela reciclagem do material fará a retirada dos pneus apenas quando houver uma quantidade suficiente, em razão dos custos de transporte. Essas datas serão divulgadas em breve.

Pedrinho da Costa expressou sua confiança na resolução do problema, destacando a falta de espaço nas borracharias para armazenar pneus, que não podem ficar expostos à chuva e acumular água. Dr. Denis Machado reforçou que os pneus inservíveis representam um desafio ambiental comum a todas as cidades, devido à complexidade da destinação final dos mesmos.

A reciclagem de pneus velhos oferece diversos benefícios ambientais e econômicos. O material reciclado pode ser transformado em pó para misturar com massa asfáltica, arames para a siderurgia e pedaços para uso em artesanato e na indústria moveleira. A reabertura do ecoponto em Taquaritinga é, portanto, uma medida importante para a sustentabilidade e a saúde pública, ao mesmo tempo que atende às necessidades da comunidade local.