20 de outubro de 2024
CidadeEsporteGeralRegião

Gente nossa: Taquaritinguense é campeão Brasileiro de Basquete

Paulo Henrique Barbosa Júnior, o Zu Jr., de 20 anos, sagrou-se campeão brasileiro de basquete da temporada 2023-2024.

Por: Luisinho Bassoli

O taquaritinguense é ala-armador do Sesi Franca, que venceu a equipe do Flamengo nas finais do Novo Basquete Brasil – NBB, a principal competição nacional.

Zu Jr. é filho da advogada (e sua principal incentivadora) Sandra e do comerciante e ex-jogador de basquete de Taquaritinga, Paulo Zu Barbosa.

Começou a treinar no Sesi Franca com oito anos de idade e foi contratado pela equipe aos 15 anos, chamando a atenção dos técnicos e dos fãs do esporte por seu estilo versátil e polivalente.

Para o técnico Pablo Costa, que o conhece desde as categorias de base, Zu Jr. possui todas as qualidades para avançar na carreira: “Um atleta muito versátil, é difícil ver um jogador com essa velocidade de transição quando pega a bola da defesa até o ataque”, diz Costa.

Tradição taquaritinguense

Nossa cidade tem vínculos históricos com o basquetebol.

Nos anos 1980, o Clube Imperial, sob coordenação do saudoso professor Éder Mantovani, disputou a 2.ª Divisão do Campeonato Paulista.

No início dos anos 1990, Taquaritinga sediou os Jogos Regionais, que contava com as equipes principais de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Araraquara.

O time taquaritinguense, que tinha o “Zu pai” no elenco, conquistou a honrosa Medalha de Prata, perdendo para a equipe de Franca, considerada a melhor do País na época, que contava com jogadores da Seleção Brasileira e com a lenda Hélio Rubens de técnico.

Nos Jogos Regionais seguintes, Taquaritinga foi Medalha de Bronze.

Outros conterrâneos, como Luiz Patti, Iládio Ono, Ivan Mantovani e Paulo Tipa Gonçalves, também jogaram profissionalmente.

Fazendo história

Em março deste ano, Zu Jr. foi campeão do Torneio de Enterradas das competições individuais do Jogo das Estrelas 2024, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Com a mãe Sandra, a irmã Brenda e o pai Paulo Zu Barbosa, na cerimônia de entrega do troféu do NBB.

E o jovem atleta já fez história ao se tornar o primeiro taquaritinguense campeão brasileiro de basquete.

* Com informações de Liga Nacional de Basquete – LNB.