Órgão fiscalizador: Comitiva de Taquaritinga marca presença em homenagem aos 90 Anos do Crea-SP
Sessão Solene na Assembleia Legislativa celebra legado do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo.
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizou, nesta segunda-feira (20), uma Sessão Solene em comemoração aos 90 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP). A cerimônia, proposta pelo deputado Ricardo Madalena (PL), destacou a importância do Crea-SP como órgão fiscalizador e sua parceria histórica com a Alesp na elaboração de projetos.
O deputado Ricardo Madalena, engenheiro civil formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, enfatizou a relevância da engenharia para o desenvolvimento do país. “A engenharia é o pilar que sustenta o nosso Brasil. Estamos fazendo uma parceria entre o Crea-SP e a Alesp para trazer benefícios para a população”, afirmou Madalena.
Também presente no evento, o deputado Paulo Fiorilo (PT) parabenizou a instituição pelo seu aniversário e destacou a legitimidade da homenagem. “Esta Casa faz uma homenagem justa e legítima. Que possamos fortalecer a parceria com a instituição”, reforçou Fiorilo.
Lígia Marta Mackey, engenheira civil e a primeira mulher presidente na história do conselho, ressaltou o caráter transformador do Crea-SP. “Este fato mostra que o Crea-SP está em transformação. Falo em nome dos profissionais que trouxeram desenvolvimento, que mudaram o mundo nas últimas décadas. Somos o conselho mais inovador do País e inovar é um ato totalmente humano. Hoje é o dia de celebrar a nossa história, de quem fez e faz parte dela”, declarou Mackey.
A mesa da sessão solene também contou com a presença de Vinícius Marchese Marinelli, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea); Renan Azevedo, presidente do Crea da Paraíba; e Janaína Lima (PP), vereadora por São Paulo.
Entre os presentes, uma comitiva de Taquaritinga, formada pela presidente da AEAA Taquaritinga Vanda Maria Cavichioli Mendes Ferreira e o 1° Secretário Carlos Tadeu Barelli, marcou presença na cerimônia, destacando a importância regional da entidade e seu impacto local.
Marcos Penido, secretário-executivo de Governo e Relações Institucionais, destacou o papel do Crea no desenvolvimento de soluções sustentáveis. “São Paulo será um dos grandes responsáveis pela transição da matriz energética que é fundamental na mudança climática. E ela poderá ser feita com a inteligência, criatividade e o trabalho da engenharia nacional”, afirmou Penido.
O Crea-SP atua no desenvolvimento de projetos como a ampliação de frotas de veículos elétricos na capital paulista, microgeração de energia fotovoltaica e no cálculo da pegada de carbono de eventos, visando a redução de poluentes.
Fundado em 1934, o Crea-SP é o maior conselho de classe da América Latina, representando profissionais de engenharia, agronomia, geociências, tecnologia e design de interiores no estado de São Paulo. Com presença em 145 municípios, a entidade é responsável pela orientação, fiscalização, valorização e aperfeiçoamento do exercício profissional, promovendo a segurança e a qualidade de vida na sociedade.
Atualmente, o conselho é composto por 370 mil profissionais e agrega 25 mil novos formandos anualmente. Representa 95 mil empresas, 1,5 mil instituições de ensino, 188 entidades de classe e conta com cerca de 700 colaboradores.