Nossa Palavra – Imposto de Renda
Prazo final para fazer declaração é até 31 de maio.
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 está chegando ao fim. O contribuinte deve concluir a entrega da declaração até 31 de maio e quem não fizer dentro do prazo está sujeito a multa mínima de R$ 165,74.
Além disso, caso tenha imposto a pagar, será cobrado 1% ao mês do valor devido, até o limite de 20%. O valor da multa começa a ser calculado do dia 30 de abril até o envio da declaração.
Mais sérias ainda são as consequências de deixar de declarar o imposto, mesmo que com atraso, em razão de problemas futuros.
O CPF do contribuinte pode ficar com pendências, impossibilitando, com isso, a realização de atividades financeiras e administrativas, como abrir conta em banco, fazer financiamentos, tirar passaporte e participar de concursos públicos.
A Receita Federal pode inscrever o contribuinte na Dívida Ativa da União e o governo pode iniciar um processo de execução fiscal para cobrar valores devidos judicialmente, podendo resultar em penhora de bens e bloqueios em contas bancárias.
E mais: pode haver dificuldades para emitir certidões negativas de débito, que são necessárias para diversas atividades legais, financeiras e administrativas.
Para evitar todos esses problemas, é fundamental fazer a declaração do Imposto de Renda dentro do prazo. Em caso de dúvidas ou dificuldades, é recomendável buscar orientação de um contador.
Um detalhe importante é que neste ano o prazo de declaração se encerra após o dia de Corpus Christi, data que em muitas cidades do país é considerada feriado, inclusive Taquaritinga.