EcoNoroeste será a primeira concessionária a implantar sistema Free Flow no estado de SP
A SP-333, entre Itápolis e Jaboticabal, será a primeira rodovia administrada pela concessionária a operar com a nova tecnologia.
No início do segundo semestre, os veículos que passarem pela SP-333 (Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari), no trecho entre Itápolis a Jaboticabal, passarão a pagar o pedágio pelo modelo de cobrança conhecido como Free Flow, pedágio eletrônico.
A implantação do sistema faz parte do contrato firmado da EcoNoroeste com o Governo do Estado de São Paulo e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), que prevê a substituição de todas as praças de pedágio dessa concessão por pórticos de cobrança. Pelo contrato, a implantação será gradual até o sétimo ano da concessão e essas duas primeiras praças poderiam ser substituídas até 2025, porém a EcoNoroeste está iniciando a operação antecipadamente.
“Esse será o primeiro Free Flow em operação efetiva entre as concessionárias da EcoRodovias. Mas, como o grupo sempre buscou antecipar tendências, já tínhamos iniciado um projeto piloto que exigiram toda a estruturação desse tipo de tecnologia, desde a aquisição de equipamentos, até a operação de forma experimental. Essa cultura do grupo viabilizou a antecipação do nosso compromisso aqui na SP-333”, explica o Diretor Geral de Concessões da EcoRodovias, Rui Klein.
O sistema Free Flow traz mais segurança, fluidez e conforto para os usuários, já que a cobrança da tarifa é realizada por meio de pórticos que substituem os pedágios convencionais e são equipados com câmeras, sensores e antenas capazes de identificar todos os tipos de veículos pela placa ou TAG, além de especificações como altura, largura, comprimento e quantidade de eixos.
Os usuários do trecho que já possuem as etiquetas eletrônicas de cobrança (TAGs) ativas não precisam se preocupar, o veículo será identificado automaticamente nos pórticos, da mesma forma que acontece nas pistas automáticas das cabines dos pedágios atuais.
Já os que ainda não utilizam esse serviço de TAGs deverão fazer o pagamento em até 15 dias após a passagem pelo pórtico – conforme estabelecido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) – por um dos canais que serão disponibilizados pela EcoNoroeste como site (freeflow.econoroeste.com.br), aplicativo de celular, totem de autoatendimento nos postos de atendimento aos usuários (SAUs) das rodovias ou pelo WhatsApp (0800 326 3663). A falta de pagamento no prazo estabelecido na legislação de trânsito vigente pode acarretar multa e perda de cinco pontos na carteira de habilitação.
Como funciona a tecnologia
Os pórticos possuem câmeras, sensores e antenas capazes de identificar cada veículo por meio da leitura de sua placa ou TAG, operando inclusive em condições de baixa visibilidade. Essa tecnologia é capaz de identificar os veículos e os categorizar conforme a altura, largura, comprimento e quantidade de eixos rodantes, para fazer a dupla checagem com as placas e TAGs identificados.
Como é feita a cobrança
Para os veículos com TAG, o valor é cobrado automaticamente pela operadora contratada. Já aqueles que não possuem precisam efetuar o pagamento em até 15 dias nos canais disponibilizados pela concessionária.
Quais praças de pedágio passarão a ser Free Flow no início do segundo semestre?
Nessa data, serão duas praças da SP- 333 (Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari): em Itápolis, km 179, no sentido leste; e em Jaboticabal, km 110, no sentido oeste.
Quais as vantagens do Free Flow?
- Economia no de tempo de viagem
Um dos maiores benefícios Free Flow é a redução do tempo de viagem. Os motoristas não precisam parar nem diminuir a velocidade ao passar pela praça de pedágio. Isso reduz o tempo gasto para o pagamento, especialmente em épocas como férias escolares e feriados, tornando as viagens mais rápidas e mais eficientes.
- Conveniência e benefícios tarifários
A conveniência é fundamental. Com pedágios Free Flow não é necessário manter dinheiro trocado ou parar para efetuar o pagamento, além de contar também com os descontos tarifários oferecidos aos usuários das TAGs (DUF e DBT).
- Mais segurança
Eliminar a necessidade de parar em praças de pedágio e de mudanças de faixa contribui para a segurança nas estradas. Menos paradas significam menos riscos de colisões traseiras e uma experiência de condução mais segura.
- Sustentabilidade
O modelo Free Flow também tem impacto positivo no meio ambiente. A eliminação das paradas e da marcha lenta dos veículos nas praças de cobrança diminui as emissões de poluentes, contribuindo para o meio ambiente. É menos combustível consumido e, consequentemente, menos gases lançados na atmosfera.
Transformação digital
A Econoroeste é cenário de uma série de mudanças positivas em transformação digital nas rodovias do interior de São Paulo. Só no 1º ano de concessão, já foram entregues 443 novas câmeras de monitoramento de alta tecnologia, 57 novos contadores e classificadores de tráfego (SATs), um moderno e eficiente sistema de conectividade grátis aos usuários por meio das redes 4G/5G, 10 novos painéis de mensagens eletrônicas (PMVs), além de mais comodidade e facilidade com o pagamento de pedágio através de cartões de débito e crédito em todas as cabines existentes.
Sobre a EcoNoroeste
A EcoNoroeste é a mais nova concessão do grupo EcoRodovias. Responsável pela administração de cinco rodovias no interior paulista, a empresa iniciou seu trabalho em 1º de maio de 2023, com a operação das rodovias Washington Luís (SP 310), Brigadeiro Faria Lima (SP 326) e Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mario Gentil (SP 333) e, em 2025, assumirá outros 158 quilômetros de estradas, atualmente sob concessão da Tebe. O trecho compreende um importante corredor logístico para o transporte de cargas.
Sobre a EcoRodovias
A EcoRodovias é a operadora com maior extensão de malha rodoviária do país. Controlada pelo Grupo ASTM, atualmente administra 11 concessões de rodovias que somam 4,7 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A companhia está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável, a EcoRodovias mantém metas para alcançar novos patamares de redução das emissões de CO2, segurança, diversidade, equidade e inclusão. Como resultado de suas práticas sustentáveis, a empresa integra importantes carteiras da B3 relacionadas a práticas ESG, tais como índices de Sustentabilidade, Diversidade e Governança. Para mais informações, acesse www.ecorodovias.com.br.