8 de novembro de 2024
CervejandoGeral

Cervejando – Duvel lança cerveja envelhecida em barris de cachaça

Por: Monali Bassoli*

Desde 2017, os mestres cervejeiros e destiladores da cervejaria belga Duvel prepararam uma versão definitiva do Duvel. Em vez da clássica refermentação na garrafa, a Duvel é envelhecida em barricas de madeira, onde outras bebidas foram feitas.

Este ano, a Duvel Moortgat se inspirou na cachaça do Brasil. Nada menos que 446 barris de cachaça de carvalho selecionados foram transferidos para as adegas da cervejaria, onde os cervejeiros colocaram Duvel, aguardando cuidadosamente o desenvolvimento do sabor.

Após 8 meses de intensa maturação, o mestre destilador Cédric Heymans provou pura magia na fusão única e natural dos dois perfis de sabores: “Os barris de cachaça enriquecem Duvel com um ponche de frutas vivas, que depois se expande festivamente com notas de carvalho, nozes secas e baunilha. Em Duvel Barrel Aged, The Brasil Rum Edition você descobrirá tanto a delicadeza da nossa confiável Duvel quanto o caráter ardente da cachaça”.

Os barris utilizados pela Duvel são de carvalho e tiveram origem em Minas Gerais. Segundo Cédric, “o sabor e o retrogosto ficarão mais redondos graças ao álcool original que ainda está presente nas barricas de carvalho encharcadas. Isto explica o alto teor alcoólico de 11%. Na primeira prova descobrimos um paladar frutado tropical com aromas maduros de baunilha, cravo, caramelo e toffee. Em seguida, a sensação aveludada do marshmallow contribui para a experiência de sabor harmoniosa”.

A embalagem especial de 750 ml, em garrafas numeradas, acompanha a experiência de celebração da “brasilidade” da cachaça com motivos visuais que remetem a festividades brasileiras nas cores azul, verde e amarelo.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.