19 de janeiro de 2025
CidadeEducaçãoGeral

ITES Taquaritinga recebe aprovação do MEC para implantação do curso de Bacharelado em Direito

Após anos de pleito, comunidade educacional celebra conquista do Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior.

Na última sexta-feira, 10 de novembro, a comunidade educacional de Taquaritinga recebeu com entusiasmo a notícia de que o Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior “Dr. Aristides de Carvalho Schlobach” (ITES), mantido pela Fundação Educacional de Taquaritinga (FETAQ), obteve parecer favorável do Ministério da Educação (MEC) para a implantação do curso de Bacharelado em Direito.

O tão aguardado curso de direito vinha sendo pleiteado pelo ITES há mais de dois anos. A aprovação, no entanto, só se concretizou recentemente com o auxílio do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Dr. Dimas Eduardo Ramalho.

O presidente do Conselho Curador da FETAQ, Dr. Sidney Sudano, explicou que o primeiro projeto apresentado ao MEC não foi aprovado. Ele ressaltou: “Após nova solicitação, recebemos a visita do MEC, que avaliou a faculdade com a nota 4,3 em um total de 5,0. No entanto, diante da mudança de governo, o processo ficou emperrado. Com a ajuda de Dimas Ramalho, finalmente conseguimos a aprovação, publicada no Diário Oficial.”

A Portaria SERES/MEC Nº 427, de 9 de novembro de 2023, já publicada no Diário Oficial da União, autoriza o Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior a criar 50 vagas para o curso de Bacharel em Direito. A notícia é celebrada como um marco na educação local, abrindo novas oportunidades para a formação de profissionais na área jurídica.