Fatec Taquaritinga estreia eventos de agronegócio e inclusão
1ª Feira Industrial, Tecnológica e do Agronegócio ocorre nos dias 18 e 19 de outubro; já o 1º Encontro de Tecnologias Assistivas e Inclusão será na sexta-feira, dia 20.
Os setores industrial e do agronegócio, além das tecnologias assistivas e políticas de inclusão serão contemplados com a estreia de dois eventos nesta semana, na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Taquaritinga, localizada na Região Central do Estado. Realizados entre os dias 18 e 20 de outubro, os eventos são gratuitos e abertos ao público.
1ª Fita – Feira Industrial, Tecnológica e do Agronegócio
O primeiro é a Feira Industrial, Tecnológica e do Agronegócio da Fatec Taquaritinga (Fita), que ocorre nesta quarta e quinta-feira (18 e 19). O objetivo do evento é oferecer ao público diversas oportunidades de contato com tecnologia, práticas, negócios e outros aspectos relacionados ao setor agroindustrial e tecnológico.
A iniciativa busca reunir expositores de máquinas e insumos agrícolas, entre outros, e pretende contar com a presença de produtores rurais, empresários, estudantes e pesquisadores. A programação desta primeira edição conta com diversas atividades, tais como palestras, minicursos, degustações, demonstrações de produtos e práticas.
“É uma oportunidade para nossos alunos estreitarem relação com o setor produtivo”, avalia a diretora da Fatec, Luciana Aparecida Ferrarezi. “Já os expositores podem apresentar à sociedade seus produtos e serviços, interagir com o mundo acadêmico, fechar negócios e ampliar sua rede de contatos.”
1º Encontro de Tecnologias Assistivas e Inclusão
O principal foco do evento é apresentar os resultados da primeira fase da pesquisa do professor da unidade Gilberto Rodrigues. Intitulado “Mapeamento de espaços públicos com uso de geotecnologias: um olhar para pessoa com deficiência física ou mobilidade reduzida”, o trabalho consiste na análise dos níveis de acessibilidade de calçadas, rampas em cruzamentos e outras vias da cidade.
Marcado para sexta-feira (20), o encontro também vai contar com palestras de representantes de instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Entre os temas a serem abordados, estão normas e leis sobre acessibilidade, e utilização de realidade virtual e games para inclusão. A organização do evento sugere aos interessados em participar a doação de um quilo de alimentos não perecíveis.
Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 90 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).