PMs prendem adolescentes após roubo de Jeep em Taquaritinga
Ação rápida da polícia resulta na prisão de menores que roubaram veículo; vítima reconhece assaltantes.
Compareceram na Delegacia de Polícia no domingo (1º), os policiais militares Ospedal e Paiva, apresentando apreendidos dois adolescentes infratores, por prática de ato infracional equiparado ao crime de roubo majorado, noticiando que por volta das 21h, mais ou menos, se deslocaram até as imediações da Fazenda Glória, próximo à serra, tendo em vista o local ter sido roubado recentemente, sendo que o caseiro teria ouvido barulho e acionado a polícia.
Foi feita uma averiguação na fazenda e nada foi constatado. Enquanto ainda permaneciam pelo local, através via rádio, os PMs tomaram conhecimento sobre a ocorrência de um roubo que acabava de acontecer no bairro Laranjeiras III, cujos assaltantes ocupavam três motocicletas e estavam em cinco, tendo roubado um veículo Jeep Renegade, de cor preta, fugindo em direção ao Jardim São Sebastião.
Em direção ao citado bairro, nas proximidades das antenas de energia elétrica, existentes na área rural, avistaram um veículo, um Jeep Renegade, com as mesmas características, e o mesmo cruzando com a viatura policial.
Os PMs retornaram e acompanharam o veículo, sendo que seu motorista, ao perceber a viatura policial, empreendeu fuga, não obedecendo aos sinais de parada, ingressando em um carreador de cana, até chegar à uma curva de nível e, em alta velocidade, perdeu o controle de direção, batendo a frente do veículo ao chão, tendo sido acionado os air bags. Danificado na parte da frente, inclusive a suspensão, sendo obrigado a parar.
Dois ocupantes do veículo desceram rapidamente, tentando empreender fuga correndo, mas caíram ao chão, sendo detidos. Identificados, ambos, menores de idade, sendo constatado, de fato, que o veículo era o roubado na cidade. Um dos ocupantes aparentava lesão no rosto, inclusive, havia marca de sangue na bolsa do air bag, indicando que se feriu no acidente. Foi feito contato com a vítima para que a mesma comparecesse na Delegacia. Os dois menores foram detidos e dada voz de apreensão a ambos. Os demais pertences da vítima que foram subtraídos, não foram localizados, assim como os demais assaltantes.
A vítima declarou que por volta das 20h53, chegava em sua casa com seu veículo Jeep Renegade, ano 2018, tendo sua filha como passageira, ao passo que percebeu que uma motocicleta a acompanhava. Contudo, acreditou, em princípio, que era o vigilante do bairro.
Porém, quando colocou o carro defronte a garagem, duas motocicletas, ocupadas por dois rapazes cada, pararam ao lado, uma pelo lado da declarante e outra pelo lado de sua filha. O condutor da moto que parou ao seu lado começou a bater com uma arma de fogo no vidro, acreditando ser uma pistola semi automática, pelas características de ser quadrada. Foi quando percebeu que era um assalto, até porque o assaltante dizia a todo instante: “abra, abra, abra”.
De acordo com a declarante, ela ficou muito nervosa, abrindo a porta do carro e saiu, pedindo calma aos assaltantes, mostrando uma câmera que existe na frente da casa, dizendo a eles que se abrissem o portão da garagem, o alarme dispararia.
O outro assaltante, que estava do lado da passageira, sua filha, pediu para ela sair do carro, tendo a declarante dito a ele para ter calma, pois sua filha é autista. No entanto, o assaltante puxou a filha para fora do carro, pedindo, inclusive, a bolsa que estava aos seus pés.
Nessas alturas do acontecimento, chegou uma terceira motocicleta, ocupada por apenas um rapaz, sendo cinco os assaltantes. O elemento que estava com a arma de fogo batendo em seu vidro foi quem entrou no carro e tomou o volante, enquanto que um outro ocupante da segunda motocicleta entrou pelo lado direito do passageiro, sendo que todos usavam capacete.
A declarante contou também que os assaltantes conseguiram deixar o local subtraindo o Jeep Renegade com sua bolsa contendo seu aparelho celular, sua carteira com seus documentos, cartões bancários e outros objetos. A seguir, acionaram a Polícia Militar, comunicando o roubo do veículo.
Passado algum tempo, a declarante foi avisada pelos PMs que seu veículo tinha sido localizado na posse de dois rapazes menores de idade, os quais, inclusive, na fuga acabaram batendo o carro, danificando a frente, sendo que a bolsa, o celular e demais pertences não foram localizados.
Na Delegacia de Polícia, em sala apropriada, a declarante visualizou os dois menores detidos pelos policiais e apesar de estarem usando capacetes, reconheceu-os com toda certeza, tratando-se dos mesmos que a assaltaram, esclarecendo que o menino mais baixo que estava com blusa azul é o que portava a arma de fogo e tomou o volante do seu veículo, enquanto que o outro, mais alto, ingressou no carro pelo lado do passageiro.
A filha, de 14 anos, é autista, razão pela qual não seria ouvida em termos de declarações na Delegacia. Por sorte, a declarante e sua filha não sofreram ferimentos. Em relação à câmera de vigilância, disse a declarante que tem uma câmera na frente de sua casa do tipo aplicativo, mas como seu telefone celular foi subtraído, e não recuperado, não conseguiu, por ora, acessar as imagens.
Já os adolescentes, acompanhados por seus representantes legais, optaram pelo silêncio.
Autoridade policial deliberou por ratificar a voz de apreensão dada aos dois adolescentes, formalizando Auto de Apreensão de Adolescentes, procedendo os comunicados de praxe, sobretudo à Promotoria da Infância e Juventude e ao Juiz da Infância e Juventude de Taquaritinga, determinando o encaminhamento dos dois adolescentes apreendidos ao CAI Rio Pardo, de Ribeirão Preto.