Artigo: Redes sociais: ambiente de vendas ou de relacionamento?
Por: Ricardo José Sartori*
É inegável o quanto as redes sociais fazem parte de nosso dia a dia e quanto de nosso tempo diário disponibilizamos para elas (vá nas configurações de seu celular e depois em Bem-estar e controle da família e verifique quanto tempo você dedicou para cada aplicativo durante o dia, você vai se surpreender!). Praticamente tudo é buscado nas redes sociais: negócios, produtos, horários de funcionamento, amigos e familiares, eventos e por aí vai, a lista é quase interminável.
Ao mesmo tempo é inegável também as possibilidades que as redes sociais oferecem às empresas. A proximidade com os clientes e o modo como segmentam a oferta de propaganda são apenas duas das várias vantagens apresentadas.
Mas as redes sociais devem ser usadas para vendas ou para o relacionamento? A resposta é: as duas opções! Como plataforma de vendas, as redes sociais oferecem uma gama de opções e ferramentas que as tornam muito atrativas, principalmente por causa da relação custo-benefício. Com um valor relativamente menor de investimento (se comparada a outros veículos de comunicação) é possível atingir o alvo com maior precisão, graças a segmentação de público oferecida pelas plataformas. É possível segmentar por localidade, hábitos, interesses, idade e essas condições são incríveis.
No entanto, pode-se perceber que as empresas apostam nas redes sociais apenas como ambiente de vendas e esquecem do principal, a possibilidade de INTERAÇÃO (em maiúsculas mesmo) com o cliente. As redes sociais são um canal direto com o cliente e dar ouvidos e buscar entender o que o cliente deseja é essencial e possibilita às empresas uma oportunidade de melhoria contínua incrível.
Estar atendo ao que os clientes falam da empresa nas redes sociais é fundamental para ajustar as estratégias de marketing. Além disso, prestar um atendimento humanizado ao cliente por esta ferramenta permite uma maior aproximação do cliente à empresa, facilitando o processo de fidelização e recompra.
As empresas, nas redes sociais, devem se fazer presentes, solícitas, ajudar e resolver problemas dos clientes. Mas essa postura precisa ser sincera! Se o cliente notar que a postura da marca/empresa se dá apenas com o interesse nas vendas, a relação se quebra e a empresa perde o cliente. Ao contrário, se a atitude da marca for sincera e genuína em busca do benefício ao cliente, a relação entre ambos se fortalece e o cliente utilizará essa boa experiência como um fator decisório de escolha futura.
Assim, quando estiver utilizando as redes sociais busque mais interação com os clientes, mesmo que isso não represente a validação de uma venda. O cliente, com toda certeza, perceberá qual marca quer ajudá-lo e levará isso em consideração quando precisar escolher o que comprar. A interação é a base das relações em redes sociais, sejam elas físicas ou digitais, portanto, foque na interação que as vendas serão uma feliz consequência.
*Ricardo José Sartori é professor da Fatec e Etec, sócio da Via d’Idea Estúdio Gráfico, publicitário e mestre em Administração de Empresas pela Unesp.
**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.