22 de novembro de 2024
EducaçãoGeralRegião

Região: Alunos da Etec de Ibitinga são convidados para evento na Índia

‘Quanta’ é uma competição científica internacional voltada aos Ensinos Fundamental e Médio; Etec será única escola a representar o Brasil e estudantes buscam recursos para a viagem

Quatro alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Vereador e Vice-Prefeito Sérgio da Fonseca, de Ibitinga, foram selecionados para participar do Quanta 2023 – 25ª International Competition for Science, Mathematics, Mental Ability and Eletronics, uma competição científica internacional para estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

O evento acontecerá em um campus da City Montessori School, em Lucknow, na Índia, entre os dias 15 e 18 de novembro deste ano e terá a participação de alunos de países como África do Sul, Alemanha, Armênia, Austrália, Áustria, Bangladesh, Bielorrússia, Butão, Brunei, Bulgária, Canadá, China, Cingapura, Dinamarca, Estados Unidos da América, Finlândia, Hungria, Indonésia, Jordânia, Malásia, Nepal, Nigéria, Omã, Paquistão, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Sri Lanka e Ucrânia. Se conseguirem os recursos necessários, os alunos da Etec de Ibitinga representarão o Brasil na competição.

A partir da esq.: Savioli, Gabriel, Robson, Victor e Gabriel Coura durante a Olimpíada Brasileira do Saber – Foto: Divulgação

O convite surgiu a partir do bom desempenho dos alunos na Olimpíada Brasileira do Saber (OBS). “Finalizamos a competição entre as dez melhores equipes, conquistando o quatro e honroso lugar em Ciências, além do prêmio do aluno destaque 2023. Estar nesse nível elevou a autoestima de todos, não apenas de quem estava no evento, mas de toda a escola. Sentimos um compromisso maior do alunado em relação às outras provas que vieram em sequência, uma responsabilidade em contribuir para os bons resultados da instituição”, comenta a diretora da Etec, Rosa Maria Ellero Zuliani.

Para ela, esse convite é importante para que os alunos tenham a oportunidade de conhecer outras culturas, lugares, sabores, além de adquirirem vasto conhecimento de mundo e de enriquecimento cultural pessoal. A docente conta que a ida de cada participante deve custar em média R$15 mil. “Faremos campanhas na rádio e TV locais, vaquinha virtual, eventos e ações junto ao empresariado da cidade. Queremos sensibilizar a população sobre este evento tão grande, que levará o nome da cidade a horizontes mais amplos.”

Os alunos selecionados a participar do Quanta são Victor Morais de Oliveira, Gabriel Delfino Coura, Robson Luiz Rodrigues, todos do terceiro ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Desenvolvimento de Sistemas, e Gabriel Zago dos Santos, do segundo ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Administração.

O professor de física Daniel Savioli acompanhará os estudantes. “Tenho certeza que nossa escola e nossa equipe vão dar o melhor para representar o nome de nossa instituição, do Centro Paula Souza, de Ibitinga, do Brasil. Para nós, já é uma vitória incrível”, finaliza.

Para contribuir com qualquer valor, acesse a campanha no Catarse.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 90 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).