23 de dezembro de 2024
GeralMomento Turbo

Conheça o Kardian: Renault revela novo SUV compacto

 Marca abandona batismos tradicionais em busca de nova identidade

A Renault está lançando luz sobre seu novo SUV compacto nacional e revelou que o modelo será chamado Kardian. Essa decisão reflete a intenção da fabricante francesa de inaugurar uma nova era no Brasil, abandonando nomenclaturas tradicionais como Stepway, Clio e Sandero. A Renault afirma que o nome “evoca não apenas força e proteção, mas também agilidade dinâmica”.

O Kardian fará sua estreia global no Brasil em 25 de outubro, com um evento marcado no Rio de Janeiro. O SUV compacto também será comercializado em outros países da América Latina. Sua produção acontecerá na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.

Design e Características

Embora a apresentação oficial esteja prevista para outubro, o design do Kardian não é mais segredo. O SUV compacto já havia sido registrado em escritórios de patentes tanto na Europa quanto no Brasil. O modelo adotará a nova identidade global da Renault, com faróis divididos, grade dianteira esportiva e uma grande entrada de ar no para-choque frontal.

A traseira do Kardian se assemelha à do Kwid, enquanto as lanternas possuem um formato estilizado em C. Quanto ao interior, detalhes ainda não foram divulgados, mas especula-se que seguirá o padrão da marca com uma central multimídia e tela flutuante, semelhante aos modelos mais recentes da Renault.

Desempenho e Estratégia

O SUV compacto será construído sobre a plataforma moderna CMF-B e contará com um motor inédito, um três cilindros 1.0 turbo que deverá entregar cerca de 130 cv de potência. O câmbio será automático do tipo CVT. Embora as dimensões exatas ainda sejam desconhecidas, é possível que o Kardian tenha um comprimento em torno de 4,20 metros e um entre-eixos próximo a 2,60 metros.

Essa novidade faz parte do investimento de R$ 2 bilhões anunciado pela Renault no ano passado para o Brasil. A estratégia da montadora está mudando, passando de uma abordagem baseada em volume de vendas para uma focada em agregar maior valor aos seus carros. Isso também inclui a decisão de gradualmente retirar os modelos da Dacia, subsidiária da Renault, que atualmente comercializa veículos como Stepway, Sandero, Logan e Duster na Europa, em favor de produções exclusivas da fabricante francesa no Brasil.