Artigo: Inovar o reconhecimento do mercado
Por: Jorge Luiz Rocha Pereira*
Uma pergunta empreendedora deve ser feita todos os dias.
– Conheço profundamente os processos operacionais e funcionais do meu negócio?
Algumas pessoas podem comentar que na fase da escolha de uma atividade empresarial, ainda é muito cedo para se preocupar com isto.
Os mais experientes podem afirmar que a empresa existe a mais de cinco anos no mercado! Claro que sei como tudo funciona.
Alguns salientam que começaram os seus negócios a três meses, assim têm muito a aprender!
Para outros empreendedores a necessidade de vender atropela o tempo de aprender, mesmo assim se acham competitivos no mercado.
A pergunta persiste.
– Você conhece ou não as operações comerciais que ocorrem por detrás do balcão?
A maioria argumenta que o importante é apresentar diferenciais competitivos, para conquistar os consumidores e assim crescer comercialmente.
Certo, mas também perigoso.
É bom lembrar que inovar sem conhecer as operações administrativas, financeiras, de relações humanas, comerciais, de logística e principalmente de gestão da empresa, pode colocar todas as economias de uma vida em risco, pois o caminho para o brejo pode ficar mais curto e rápido.
Por outro lado, o empresário empreendedor que detém o conhecimento se não total, mas ao menos dos processos fundamentais, tem o acesso à inovação direcionada do negócio a partir do reconhecimento das necessidades e desejos dos clientes.
Afinal inovar é também ampliar os horizontes do conhecimento.
Inovar nos processos operacionais e funcionais continuamente, através do aprimoramento e da adequação dos controles e análises empresariais, dirigidos à aproximação do mercado, de forma lucrativa.
Utilizar os recursos das tecnologias da informação e comunicação, como aplicativos gerenciais (software comercial), para realizar as análises financeiras, o gerenciamento dos clientes, controles de estoques, e outras informações do negócio, com objetivo de aumentar a competitividade da empresa.
Criar e implementar o site empresarial, para divulgar a própria empresa, seus produtos e serviços, até chegar o ponto de praticar o comércio eletrônico.
Preparar a equipe de trabalho para novos cenários e desafios.
Criar e desenvolver novos produtos e serviços, com o apoio dos fornecedores e do conhecimento adquirido.
O que não pode acontecer na empresa é a estagnação ou a simples espera pela venda de um produto ou serviço.
É fundamental que todos estejam contaminados com a idéia de que somente agindo de forma inovadora nas relações com o mercado, será possível conquistar definitivamente novos clientes e principalmente manter ativos todos que já fazem parte dos consumidores relativamente conquistados.
*Jorge Luiz Rocha Pereira é consultor de empresas.
**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.