Cervejando – Fazenda de Itapetininga recebe título de melhor produtora de lúpulo do Brasil
Por: Monali Bassoli*
Competição reuniu especialistas de “carteirinha” – entre cientistas e cervejeiros – para avaliar 35 fazendas produtoras, que elegeu Itapetininga como ‘melhor fazenda produtora de lúpulo’ em 2023; atualmente, a ‘Ira Hops’ possui 20 mil metros quadrados de plantação de lúpulo.
O mercado da cerveja está cada vez mais competitivo e inovador. Foi com o propósito de oferecer insumos de qualidade, que pai e filho decidiram investir, em 2017, na produção de lúpulo em Itapetininga (SP).
O engenheiro de produção Fernando Gonçales conta que decidiu investir no lúpulo devido à sua paixão por cerveja artesanal. Após seis anos, hoje Fernando administra ao lado do pai, Valter Gonçales, uma fazenda com 20.000 metros quadrados de área de plantação do lúpulo, uma planta trepadeira da família Cannabaceae – a mesma da cannabis, a planta da maconha -, responsável pelo amargor e aroma da cerveja.
Atualmente, Fernando cultiva 14 variedades de lúpulo, sendo 4 em escala comercial e outras 10 no campo experimental. Segundo ele, as variedades que se adaptam melhor ao nosso solo e clima, além de potencial mercadológico podem ganhar escala comercial. Ele estima produzir quatro toneladas do produto em 2024. Pesquisas, persistência e aprendizado adquirido ao longo dos anos levaram Fernando e Valter a conquistarem um prêmio de nível nacional.
Realizada em Campinas (SP), a “Copa Brasileira de Lúpulos” avaliou as propriedades que oferecem amargor à cerveja e o perfil sensorial de cada espécie de lúpulo. A fazenda de Itapetininga, “Ira Hops”, conquistou duas medalhas de ouro, nas categorias “Magum” e “Crystal”, e duas de bronze nas variedades “Zeus” e “Saaz”. Com o placar, a produção itapetiningana foi eleita como “Melhor Fazenda Produtora de Lúpulos”.
Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com
*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]
**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.