22 de novembro de 2024
Geral

O que acontece se o amortecedor do meu carro está ruim?

É importante verificar a cada revisão toda a suspensão para evitar acidentes.

O condutor enfrenta grandes riscos ao dirigir com um dos amortecedores em más condições. Por esse motivo, é necessário estar atento aos sinais de quando está na hora de substituir a peça. Movimentação excessiva da carroceria, oscilações em estradas planas, e até possíveis perdas de contato entre o pneu e o asfalto, podem indicar que o amortecedor está ruim.

Para entender mais sobre os riscos de trafegar com um amortecedor ruim, a ALD Automotive | LeasePlan, líder global em mobilidade sustentável que oferece serviços de locação, terceirização e gerenciamento de frotas, separou 3 motivos para estar sempre de olho no sistema de suspensão do seu automóvel, confira:

  1. Causar danos a outras peças

Amortecedores ruins podem danificar outros componentes da suspensão, do rolamento das rodas e dos terminais da direção. Com isso, o carro fica sem controle por balançar mais do que o normal; o que também pode causar acidentes.

  1. Desgaste excessivo dos pneus

Os amortecedores também são responsáveis por manter os pneus em contato com a superfície da estrada. Por isso, quando estão em más condições, os pneus podem se desgastar de forma não uniforme. Além disso, os amortecedores em más condições também podem prejudicar os pneus por não conseguirem absorver os impactos do eixo traseiro e da suspensão dianteira.

  1. Problemas na hora de frear

Muitos motoristas não sabem, mas o amortecedor também pode ser decisivo na hora de frear o veículo. Então, um carro com os amortecedores ruins pode demorar muito mais tempo para parar. Resultado disso? Colisões!

Depois de saber alguns riscos de trafegar com um amortecedor em más condições, lembre-se: é essencial verificar essa peça a cada revisão – ou seja, de 10 mil em 10 mil km (ou de acordo com o manual do seu veículo). Porém, se você usar o seu veículo em estradas de terra, leve-o para avaliações com um mecânico antes mesmo dos 10 mil km.