21 de novembro de 2024
CervejandoGeral

Cervejando – Rota da Cerveja Potiguar é nova atração turística no Rio Grande do Norte

Por: Monali Bassoli*

O Nordeste ganhou um novo roteiro turístico que permite conhecer diferentes lugares do Rio Grande do Norte e, ainda, provar deliciosas cervejas artesanais. Trata-se da Rota da Cerveja Potiguar, uma nova atração turística coordenada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) que privilegia os pequenos produtores do estado.

O roteiro começou a ser feito oficialmente em 2022, passa por cinco municípios do Rio Grande do Norte e inclui 16 cervejarias artesanais. O objetivo é inserir os pequenos produtores no circuito turístico e fomentar as vendas deste tipo de bebida. Além disso, busca estimular a interiorização do turismo potiguar, que costuma ficar restrito ao litoral.

A Rota da Cerveja Potiguar tem como princípio promover a “cultura cervejeira” potiguar. Para isto, além do roteiro pelas 16 cervejarias artesanais, o Sebrae-RN criou um passaporte para quem participa da nova atração turística. Dessa forma, ao visitar uma sede ou fábrica das empresas participantes, o turista ganha um carimbo das cervejarias.

Integram a Rota da Cerveja Potiguar as cervejarias 1920, Armorial, Black Sheep, Fulô, Hopmundi, Hidromelaria, Java Potiguar, Mall, Oktos e Raffe, em Natal. O roteiro segue para Parnamirim, onde estão Benedita’s Beer e a Cervejaria Holanda. Depois, vai para a cidade de Brejinho, onde os visitantes podem conhecer a Brejo Beer, e para Pau dos Ferros, para conhecer a Elétrica Cerveja. E, por fim, leva até as cervejarias Bacurim, Cabocla e Nordestina em Mossoró.

A Rota da Cerveja Potiguar ressalta a diversidade e a criatividade dos produtores, que acrescentam diferentes ingredientes na base da cerveja, entre eles estão a pimenta, gengibre, melado de cana, rapadura, goiaba, seriguela, maracujá, manga, cajá, caju e melão. Mas o grande destaque é a cerveja feita com cumaru, uma semente conhecida como a baunilha brasileira.

A Rota da Cerveja pode ser feita, inclusive, de maneira autônoma. O viajante monta o roteiro da forma que preferir, escolhendo quais locais visitar.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.