24 de novembro de 2024
EconomiaGeral

PIB paulista avança 0,3% no primeiro trimestre, aponta Fundação Seade

Março teve um crescimento de 1,3% em relação ao mês anterior e 2,1% ao mesmo mês do ano passado.

Dados da Fundação Seade mostram que de janeiro a março de 2023 o Produto Interno Bruto – PIB do Estado de São Paulo avançou 0,3% no trimestre em comparação ao mesmo período diretamente anterior, já descontados os efeitos sazonais. Em referência aos setores neste período, houve crescimento de 1,1% na agropecuária e de 0,8% nos serviços, enquanto a indústria teve queda de 2,8%.

No acumulado nos últimos quatro trimestres em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores, o PIB paulista avançou 2,9%. O resultado foi influenciado pelo desempenho de serviços, com crescimento de 4,6%. A agropecuária e indústria registraram expansão de 0,1% e 1,5%, respectivamente.

Em relação ao estudo do PIB mensal, março teve um crescimento de 1,3% em relação ao mês anterior e 2,1% ao mesmo mês do ano passado. 

Projeções

Em relação ao estudo de Projeções, o PIB paulista registrou expansão de 2,1% nos três primeiros meses do ano na comparação com o mesmo trimestre de 2022, com destaque para o setor de serviços com 3,3% de crescimento.

Com base nesses resultados, as projeções da Fundação Seade para o PIB paulista em 2023 tiveram melhora, com mínima de 1,3%, média de 1,8% e máxima de 2,2%.

Sobre o Seade

Há mais de 40 anos, o Sistema Estadual de Análise de Dados é referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas do Estado de São Paulo, como Seade SP Economia – com análises setoriais da economia paulista; SP Trabalho, com análise de dados sobre trabalho, desocupação e rendimento para o Estado de SP e suas regiões; e Seade PIB Regional, que reflete a soma de todos os bens e serviços produzidos em dado período e em determinada região.