15 de novembro de 2024
CidadeEducaçãoGeralPolítica

Câmara Municipal de Taquaritinga debate medidas de segurança para escolas e creches municipais

Na noite de segunda-feira, 10 de abril, a Câmara Municipal de Taquaritinga realizou a 8ª Sessão Ordinária da atual legislatura. Dentre as pautas discutidas, uma indicação chamou a atenção dos vereadores e do público presente: a contratação de seguranças privados para todas as escolas e creches municipais e a instalação de portal detector de metais.

A indicação foi proposta pelo bombeiro Luciano Azevedo e pelo Dr. Denis Machado, que justificaram a necessidade de ações rápidas e emergenciais para promover a segurança no ambiente escolar. Segundo eles, é preciso coibir brigas envolvendo alunos e conter ações criminosas contra o patrimônio público, como atos de vandalismo, assaltos, furtos e roubos, além de garantir a integridade e a segurança dos alunos, professores e outros servidores das escolas públicas.

Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

Os proponentes da indicação ainda destacaram a gravidade dos últimos acontecimentos envolvendo a violência nas escolas. Em média, são registradas 108 ocorrências de agressão física a cada dia letivo nas quase 5.000 escolas da rede de ensino paulista, de acordo com dados do Placon (Plataforma Conviva), sistema em que são registradas as ocorrências escolares. Recentemente, uma professora foi morta após invasão a uma escola em São Paulo, e quatro crianças foram assassinadas em um ataque a uma unidade de ensino em Blumenau (SC).

A indicação propõe a contratação de seguranças privados para todas as escolas e creches municipais e a instalação de portal detector de metais como forma de aumentar a segurança no ambiente escolar. Os vereadores presentes na sessão discutiram a indicação e se comprometeram a levar o assunto para o Executivo Municipal e buscar soluções para garantir a segurança nas escolas e creches da cidade.

A medida foi vista como uma resposta necessária para a crescente preocupação com a violência nas escolas e a necessidade de garantir a integridade física e a segurança dos alunos, professores e servidores públicos. A expectativa agora é que a indicação seja avaliada e implementada em breve pelo poder público local.