Nossa Palavra – Dengue, o trabalho tem que continuar
Mesmo com a grande preocupação da população e da administração municipal com a disseminação do Coronavírus na cidade, o trabalho contra a dengue tem que continuar.
Agentes de combate às endemias, da Vigilância Sanitária em Saúde, têm visitado as casas do Município orientando a população sobre os cuidados contra a reprodução do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Infelizmente, algumas pessoas têm impedido a presença dos agentes, sob a justificativa de estarem em isolamento. É importante dizer, que os profissionais da saúde seguem todas as medidas de prevenção contra o Coronavírus e não levarão aos moradores, certamente, qualquer tipo de risco.
É importante também orientar que a população permita o acesso dos agentes de combate às endemias, pois estes são profissionais capacitados para identificar nos recipientes existentes nos imóveis situações de risco e agir oportunamente para a promoção da saúde pública.
Uma orientação do Ministério da Saúde, é para que os agentes, ao visitar os domicílios e notarem a presença de moradores com qualquer sintoma respiratório (tosse, coriza, dor de garganta, falta de ar, etc) ou febre, devem imediatamente informar a rede municipal de saúde para acompanhamento e direcionamento desse cidadão a uma unidade de atendimento..
É importante que a população continue atenta, não deixando recipientes com água parada sem a manutenção adequada. Pratos de plantas, latas e potes utilizáveis, brinquedos, bebedouros de consumo animal, ralos, calhas, materiais inservíveis (latas e potes não utilizáveis, plásticos, materiais de construção) são os principais criadouros de mosquitos detectados nos imóveis.