Nossa Palavra – Diferenças entre a Dengue e Covid-19
Febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor de cabeça e mal-estar. Estes são sintomas comuns da dengue.
No entanto, algumas pessoas podem confundir com os da Covid-19, pois, ambas as doenças apresentam determinadas condições parecidas. Por isso, é importante ficar atento e saber diferenciar os sintomas.
O vírus da dengue é classificado como um arbovírus que se mantém na natureza pela multiplicação em mosquitos do gênero Aedes. Isto o diferencia do vírus da Covid-19 que é um betacoronavírus descoberto a partir de amostras em pacientes com pneumonia.
A dengue pertence à mesma família do vírus da febre amarela e existem quatro sorotipos. Todos podem causar tanto a forma clássica quanto as formas mais graves da doença que incluem dores abdominais intensas e contínuas, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Já o novo Coronavírus pode apresentar sintomas respiratórios como coriza, obstrução nasal e tosse, o que são raros na dengue.
A população deve adotar cuidados para prevenir ambas as doenças. No caso da dengue é fundamental que as pessoas cuidem de suas residências e eliminem objetos que acumulem água parada. Em relação à Covid-19, usar máscaras constantemente, lavar as mãos, não se aglomerar e, principalmente, manter o esquema vacinal contra a doença atualizado, são ações que protegem a todos contra o novo Coronavírus e as arboviroses como a dengue.
Em caso de suspeita de dengue o paciente deve procurar a Unidade de Pronto-Atendimento – UPA 24h e hospital da cidade.
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta > 38°C
- Dor no corpo e articulações
- Dor atrás dos olhos
- Mal estar
- Falta de apetite
- Dor de cabeça
- Manchas vermelhas no corpo
Dengue grave – A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.