Clikando – Afinal, o que podemos esperar da vida?
Por: Gabriel Bagliotti*
A busca pelo sentido da vida é uma das mais antigas questões filosóficas apresentadas em nossa história, e ainda hoje, é um dos temas que mais fascina e ao mesmo tempo, intriga muitas pessoas. Afinal, o que nos move? O que nos faz acordar todas as manhãs, levantarmos de nossas camas quentinhas e acolhedoras e enfrentarmos mais um dia, com seus altos e baixos?
Aqui quero ressaltar que uma das verdades mais aceitáveis é que a vida é uma verdadeira montanha-russa, cheia de emoções. A vida nos presenteia com momentos da mais pura alegria, mas repentinamente nos pega de surpresa com desafios que parecem insuperáveis e nos levam à lona com tristezas que nos fazem questionar o porque de estarmos passando por isso, ou por aquilo.
Porém, é exatamente nesta mistura de sensações que se dá o sentido de uma vida. As alegrias nos promovem a cada instante, nos sentimos gratos pelas boas coisas que acontecem com a gente, como um Natal em família, o nascimento de um filho, o encontro do amor da sua vida. Por outro lado, as surpresas nos mostram que ainda há muito a ser descoberto, que nunca é tarde para nos reinventarmos e para nos permitir novas experiências.
Já as tristezas, embora muitas vezes, dolorosas, servem para nos tornar pessoas mais fortes, mais humanos e nos fazem refletir sobre o que realmente importa, o amor, a família, o respeito, entre tantas outras.
Afinal, é nos momentos difíceis que aprendemos as lições mais importantes. É quando somos obrigados a enfrentar nossos medos e a enfrentar a dor fase a fase, que descobrimos o que somos capazes e o que realmente importa.
São nestes momentos que se sente que a vida não é apenas sobre ser feliz o tempo todo, mas sim sobre encontrar significado em cada momento, por mais difícil que seja.
Embora a vida possa nos proporcionar momentos felizes e surpreendentes, ela também tem a capacidade de ser cheia de tristezas e desafios. A possível perda de entes queridos, as dificuldades financeiras vividas por muitos neste período pandêmicos as doenças, mais recentes como Covid-19 e a Dengue, que já tiraram a vida de muitas pessoas, e as crises pessoais, vividas por muitos jovens com depressão, ansiedade e síndrome do pânico são apenas alguns exemplos das provações que enfrentamos ao longo de nossa jornada.
Porém, é importante lembrar que é justamente nos momentos difíceis que mais acompanhamos e crescemos como seres humanos. Então, que possamos viver cada dia com intensidade, aberto para o que a vida tem a nos oferecer, com suas alegrias, surpresas e tristezas. Que podemos conferir cada instante e aprender com cada experiência, pois é assim que encontraremos o verdadeiro sentido da vida.
* Gabriel Bagliotti é jornalista responsável e diretor presidente de O Defensor.