Cervejando – Concurso Brasileiro de Cervejas bate recordes e se torna um dos maiores do mundo
Por: Monali Bassoli*
A 11ª edição do Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC), entre 06 e 08 de março de 2023, em Blumenau (SC), consolida o evento como um dos maiores do planeta. São 4.085 amostras inscritas por 565 cervejarias (12% a mais que no certame do ano passado) de 25 estados brasileiros – a maior participação na história.
“Nos consolidamos como uma referência mundial, um feito e tanto para nosso país, diante de tanta representatividade”, comemora Develon da Rocha, presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), organizadora do evento.
De acordo com Juliana Oliveira, coordenadora geral do CBC, “agora estamos em praticamente todo o território nacional, com recorde de inscritos”. O julgamento das amostras será no Don Concept Hall, enquanto a premiação ocorrerá no setor 3 do Parque Vila Germânica, dentro do Festival Brasileiro da Cerveja.
Ambos estão dentro da Semana da Cerveja Brasileira, que também congrega a 1ª Conferência Internacional de Concursos Cervejeiros, a entrega da Comenda da Cerveja Brasileira, o Congresso Internacional da Cerveja e a Feira Brasileira da Cerveja – todos entre os dias 05 e 11 de março.
Outra novidade para esta edição são as parcerias firmadas com outros concursos internacionais. As cervejas Best of Show do CBC 2023 terão inscrição gratuita no Brussels Beer Challenge, na Bélgica, e no European Beer Star, na Alemanha. E as medalhas de Ouro, Prata e Bronze nas categorias Italian Grape Ale e Sour Italian Grape Ale terão inscrição gratuita no concurso mundial de Italian Grape Ale, na Itália “Um intercâmbio de conhecimento e divulgação inédito “, diz Rocha.
Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com
*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]
**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.