Clikando – O Carnaval Chegou…
Por: Gabriel Bagliotti*
O Carnaval Chegou…
Enfim, chegou o carnaval, e graças a Deus podemos curtir a festa guardadas as devidas proporções sem maiores preocupações. É claro que a Covid-19 e agora o retorno da Dengue preocupam, mas se lembrarmos que a dois anos estávamos em isolamento por conta da pandemia do novo Coronavírus, hoje estamos muito melhor.
E como acontece há mais de 50 anos, nossa cidade se preparou para promover o maior e melhor Carnaval do Estado de São Paulo, sem deixar a desejar nem para a capital paulista que realiza o evento com centenas de blocos e os tradicionais desfiles das escolas de Samba.
Aqui em Taquaritinga, o folião pode aproveitar o agito do Trio Elétrico “Batatão”, de sexta à terça-feira, curtindo as melhores músicas do gênero carnavalesco, sendo axé, pagode, pop entre outros.
No sábado e na segunda-feira, os foliões aproveitam a Jardineira da Tarde, com seu cordão arrastando milhares de pessoas pelas ruas centrais da Cidade, e nas noites de domingo e terça-feira, vibram com o som dos repiques, tamborins e surdos das escolas e blocos de carnaval, no desfile.
Nossa festa é maravilhosa e merece a cada ano ser aprimorada e melhorada por parte dos administradores municipais, sem o falso moralismo de criminalizar o Carnaval, seja por conta dos casos de Dengue, ou pela falta de recursos públicos, não se pode jogar fora tudo o que já foi conquistado e realizado até aqui. Os gestores devem se programar e até buscar a iniciativa privada para manter a festa.
Falando em Dengue
Aproveitando que comentei sobre a situação da Dengue em nossa Cidade, o descaso da população somada com a ineficiência do poder público, resultam nos números que estamos vendo. A cada nova atualização do boletim epidemiológico, um novo susto. Hoje, mais de 1.800 pessoas estão positivadas para a Dengue.
É sabido que nos departamentos municipais responsáveis pelo combate das pragas e endemias temos pessoas muito capacitas e que conhecem realmente o problema da Dengue, mas eles sozinhos não conseguem coordenar ações em que demandam a força de toda a Secretaria Municipal de Saúde e muito menos da Prefeitura.
Por outro lado, a população tem que lembrar que apenas 10 minutos na semana é o suficiente para uma vistoria nos quintais de nossas residências, dar aquela checada nos vasos, nos possíveis recipientes em que se possa acumular água e também em outros criadouros do mosquito.
Sem a força do poder público e sem a boa vontade da população os números, infelizmente, não irão diminuir. Fazendo com que mais taquaritinguenses sofram com essa moléstia e o pior, o munícipio já investiga três possíveis óbitos em decorrência desta doença.
Combate ao alcoolismo
Nesta última semana o Centro de Referência da Assistência Social– Cras – “Silvio Basso” promoveu palestra Contra o Alcoolismo, na manhã de quarta-feira, em sua sede, no Jardim São Sebastião. As palestras foram ministradas pela Comunidade “Jesus em Damasco” e por profissionais do Centro de Referência.
Segundo informações dos organizadores o evento atingiu seu objetivo, com a participação de famílias assistidas, inclusive uma delas solicitou ajuda para um usuário, no que foi prontamente assistida e encaminhada.
*Gabriel Bagliotti é jornalista responsável e diretor presidente de O Defensor.