Clikando – Uma década à frente de O Defensor
Por: Gabriel Bagliotti*
O dia 1º de fevereiro representa a coroação do meu sonho.
Nesta quarta-feira, 1º de fevereiro de 2023, completo uma década à frente da direção de O Defensor. Me lembro com muita nitidez em um dia igual a este no ano de 2013 finalizava a compra da empresa Nova Dimensão Editora, a empresa responsável pela elaboração deste importante veículo de comunicação, não só de Taquaritinga, mas de toda a nossa região.
A aquisição de O Defensor representa para mim a realização de um sonho, pois já falei aqui em outras oportunidades, mas é válido relembrar, ainda muito jovem, com apenas 14 anos, lá no começo dos anos 2002/2003 dei início como aprendiz nas atividades da empresa, tive a oportunidade de passar por todas as áreas da produção de um jornal, desde a impressão até a produção de textos e principalmente o fotojornalismo.
Passado todo o período de estudos no colegial, a faculdade jornalismo parecia o caminho mais correto a seguir e dito e feito, assim como muitos profissionais da nossa região meu destino foi ao Centro Universitário de Araraquara, a popular Uniara.
Lá apreendi com diversos professores e profissionais da área o que é realmente fazer jornalismo, sem defender ou puxar a sardinha para este ou aquele grupelho político ou voltado apenas para o nosso interesse particular.
Após um breve período na imprensa araraquarense retornei para nossa querida terrinha e aqui obtive a grande oportunidade de ser assessor de imprensa da Câmara Municipal de Taquaritinga, na gestão do então vereador e amigo Marcelo Volpi.
Com muita fé e disposto ao trabalho, menos de 20 dias após o término do contrato junto ao legislativo taquaritinguense iniciava as tratativas, junto a seus antigos proprietários, de compra de O Defensor. Após uma breve troca de ideias o negócio estava fechado.
Ao fechar os olhos e olhar para traz me lembro de tudo o que já fizemos neste veículo de comunicação, todas as melhorias, alterações, implantações de novos conteúdos, maior visibilidade nas redes socias, a continuação da distribuição gratuita do jornal impresso e mais recentemente no auge da pandemia da Covid-19 a migração completa para o digital.
Em outras oportunidades o dia 1º de fevereiro serviu para lançarmos novos produtos e plataformas de trabalho, como fiz com o lançamento do portal de notícias www.odefensor.com.br e com a ida de O Defensor para as ondas do rádio.
Neste ano a data não poderia passar em branco. Agora vamos para a grande novidade! A partir desta quarta-feira, 1º de fevereiro, a Versão Digital de O Defensor, o famoso .pdf, deixará de ser produzido duas vezes por semana (às quartas e aos sábados) e passará a circular no formato diário, com distribuição pelas redes sociais e grupos do Whatsapp o arquivo com a edição completa do jornal.
As edições serão divulgadas em nossas plataformas de terça-feira à sábado, cinco vezes por semana, seguindo a linha dos grandes jornais regionais nacionais que fazem das tripa-coração para levar informação de qualidade a todos os nossos leitores.
Nestes dez anos à frente de O Defensor, gostaria de primeiro agradecer a todos patrocinadores que mensalmente investem seu capital em nossa produção de conteúdo. Posteriormente de forma especial ao meu pai, o empresário Mario Luiz Bagliotti, que desde o primeiro instante sempre esteve ao meu lado me apoiando, os agradecimentos se estendem a minha esposa Nathalia Sabbatini Bagliotti, que desde antes da compra de O Defensor, já tinha abandonado sua área de atuação e sua carreia na fisioterapia, para estar ao meu lado neste grande desafio.
Na sequência ainda de forma muito especial não poderia deixar de agradecer aos amigos Luiz Sant’Anna Neto, o popular Tuca Sant’Anna e Luiz Eduardo Schneider, o China. Grandes nomes do jornalismo local e que estiveram ao meu lado nestes últimos anos. Tuca infelizmente partiu para o plano superior, mas tenho a certeza que lá de cima está torcendo para o nosso sucesso.
China segue firme e forte colaborando com as nossas edições de forma efetiva, com a produção de textos jornalístico, opinativos e sempre trazendo suas novas ideias para as nossas pautas. Obrigado a essa grande dupla por tudo!
Não poderia ser injusto e deixar de agradecer também a todas as pessoas que de forma direta e indireta estiveram ao nosso lado, na elaboração de O Defensor, mais recente, mesmo com seu jeito introvertido, quietinha, se mostrou uma brilhante profissional, nossa estagiária Isabela Coró, que já demonstra dominio na sua área de estudo e que logo, logo alçará voos maiores.
O meu muito obrigado a todos, feliz dez anos à frente de O Defensor, feliz 1º de fevereiro, espero que gostem das novidades para 2023 e fiquem sempre ligados e antenados em O Defensor. Informação de Qualidade não tem preço!
*Gabriel Bagliotti é jornalista responsável e diretor presidente de O Defensor.