Nossa Palavra – Copa do Mundo começa amanhã no Catar
A contagem regressiva para a Copa do Mundo 2022 chega no seu último dia. Amanhã, 20 de novembro, começa o torneio mais importante do futebol mundial – e mais uma oportunidade para o Brasil conquistar o hexacampeonato.
Essa será a primeira vez que a competição será disputada no Oriente Médio e no fim do ano. Isso acontece porque o país-sede deste ano, o Catar, registra altas temperaturas durante o mês de junho, época tradicional de realização do mundial.
Ao todo, 32 seleções nacionais disputam a taça. Elas foram divididas em oito grupos, cada um com quatro times. O Brasil está no G, junto de Camarões, Sérvia e Suíça.
A fase de grupos será disputada até o dia 2 de dezembro. A final acontecerá no dia 18 de dezembro, no estádio Lusail.
A Fifa sorteou os grupos da Copa no dia 1° de abril deste ano. As seleções se enfrentam entre si dentro dos grupos. Os dois primeiros colocados avançam para a as oitavas de final. A partir daí o formato da disputa é o chamado mata-mata, no qual um jogo único define quem passa. Em caso de empate, os times jogam uma prorrogação de 30 minutos (dividida em dois tempos de 15 minutos). Persistindo o resultado igual, há disputa de pênaltis.
A partida de abertura da Copa será entre Catar e Equador, após a cerimônia de abertura, no dia 20 de novembro.
As últimas seleções a se classificarem para o mundial foram Austrália, Costa Rica e País de Gales – que volta a disputar o torneio pela primeira vez em 64 anos –, após a disputa da repescagem.
Os torcedores brasileiros que estão ansiosos para a estreia da Seleção Canarinha terão de esperar alguns dias depois da abertura.
O primeiro jogo do Brasil será no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, às 16h (horário de Brasília).
O Brasil está no grupo G, com Camarões, Sérvia e Suíça. Se avançar para as oitavas de final, enfrentará um dos dois primeiros colocados do Grupo H, que tem Portugal, Uruguai, Gana e Coreia do Sul.
A Seleção Brasileira tem bom retrospecto diante dos adversários da primeira fase. Contra a Sérvia, são dois jogos e duas vitórias; contra Camarões, o maior número de triunfos: cinco vitórias e uma derrota; e contra a Suíça, o histórico mais equilibrado: três vitórias, quatro empates e duas derrotas.
Os dias e horários de jogos do Brasil na fase de grupos:
- Brasil x Sérvia – quinta-feira, 24 de novembro – 16h (horário de Brasília)
- Brasil x Suíça – segunda-feira, 28 de novembro – 13h (horário de Brasília)
- Brasil x Camarões – sexta-feira, 2 de dezembro – 16h (horário de Brasília)