Maqmóveis adere ao programa de Compliance, implementado pelo prestigiado escritório de advocacia Medina Osório
Sempre em consonância com as boas práticas empresariais, a Maqmóveis lança seu programa de Compliance, implementado pelo prestigiado escritório de advocacia Medina Osório.
Em contextos corporativos, não é raro ouvirmos falar no termo Compliance. Mas, por ser uma palavra de origem inglesa, nem sempre todos sabem a que se refere. Ela se origina do verbo to comply, que quer dizer cumprir, obedecer, estar de acordo. Daí deriva-se Compliance, termo que significa seguir as leis, normas e procedimentos internos das instituições e empresas. Também implica na formação de parcerias éticas, seja com o setor público ou privado.
“Não existe uma precisão na identificação exata da origem do Compliance, mas há certo consenso de que surgiu nos Estados Unidos. No final do século XIX, o governo norte-americano teria passado a regular a atividade empresarial, especialmente com a criação de normas de natureza criminal que previam a responsabilidade criminal da pessoa jurídica por práticas anticoncorrenciais” conta o advogado Fábio Medina Osório, sócio titular do Medina Osório Advogados e presidente executivo do Instituto Internacional de Estudos do Direito do Estado (IIEDE).
No Brasil, o Compliance até recentemente estava restrito às multinacionais e a setores extremamente regulados, como o financeiro e o de saúde. Desde a Lei Anticorrupção de 2013, porém, o tema entrou de forma definitiva na agenda das empresas brasileiras e da sociedade como um todo, seguindo uma tendência já consolidada nas principais economias do mundo, que demanda condutas empresariais mais transparentes e lícitas.
Para celebrar o lançamento do programa de Compliance Maqmóveis, aconteceu na terça-feira, 25 de outubro, uma solenidade na sede da empresa em Taquaritinga, que reuniu os líderes e diretores da empresa, autoridades locais como o vice-prefeito Luiz Fernando Coelho da Rocha e demais convidados.