Artigo: Para o sol voltar a brilhar, vote!
Por: Prof. Sergio A. Sant’Anna*
Talvez o que eu escreva aqui não seja o que você aguardava ler, todavia garanto a ti ser essencial sua leitura. Deixemos de lado essa sua soberba, leia o que te atrai, contudo aproveite aos assuntos antagônicos para refletir, analisar e crescer. Nessa vida a evolução está em jogo. Passe adiante, seja progressista, mire a transformação.
O bolsonarismo não se encerrará com a derrota do atual presidente da República, pois o que o atual chefe do Executivo realizou foi dar voz aos que assim pensam como ele, uma lástima. Todavia, minha preocupação maior está diante dos milhões de brasileiros que não compareceram às urnas para depositarem seu voto. 31 milhões de cidadãos que preferiram manter a neutralidade em meio a esse maniqueísmo. Sinal de que há um sério problema a ser resolvido. Os dois atuais candidatos ao Palácio do Planalto não foram capazes de galvanizar essas três dezenas de milhões de brasileiros. Estamos rachados. Um Brasil que parece não conseguir mais dialogar. Trocar ideias. Apresentar projetos. Não podemos acreditar na mentira que apenas as gerações futuras mudarão. Não! O futuro é já! Ele implora para que o ajudemos a transformar.
Sejamos capazes de enxergar a mudança, de acreditarmos que a política e nossas escolas serão cruciais para o rumo que o País tomará. É preciso observarmos com atenção às propostas apresentadas. A vida merece prosseguir, a igualdade apresentada através de nossa Carta Magna necessita ser respeitada. Nossa democracia não pode ser nocauteada por insanos governantes e seus seguidores. Há que se clamar por liberdade. Política não deve ser confundida com político. Ela se encontra em suas decisões, nos impostos que você confere ao governo, nos projetos a serem desenvolvidos, nas assembleias do seu condomínio, todo poder emana do povo. Complicamos muito a política quando nos esquecemos das cobranças em relação ao político que elegemos. Ao final de seu mandato nada do que havia prometido fora cumprido, porém quase sempre afirmam não serem suficientes os quatro anos. Mentira! Apenas usufruiu do dinheiro do cidadão brasileiro.
Neste momento decisivo que se avizinha, trazido pelo Segundo Turno e a escolha do novo gestor (algo que este nunca exerceu foi gestão), opto por uma das frases do escritor de “Morangos Mofados”, Caio Fernando Abreu: “Que o sol a brilhar nas manhãs chuvosas tenha força para radiar os corações cinzas”. Os outros somos nós. Somos sim uma Nação. Há os nossos desafetos, há nossas opções, todavia jamais admitiremos a eliminação da vida. Para o sol voltar a brilhar e as manhãs cinzentas serem tragadas pela luz, você precisa votar. Sei que eles não passarão, entretanto, as urnas decidirão. Como brada o historiador Leandro Karnal: “O povo possui o governo que merece”. O voto ainda é nossa maior e melhor arma. Vote! Por você e por esta Nação.
*Prof. Sergio A. Sant’Anna – Professor de Redação nas Redes Adventista e COC em SC e jornalista.
**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.