Nossa Palavra – Quem viver verá
A disputa pela Presidência da República será decidida em votação em segundo turno entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição. Com 48,4% dos votos (57.259.504) de Lula contra 43,2% dos votos (51.072.345) de Bolsonaro, o primeiro turno aconteceu em 2 de outubro.
O resultado confirma polarização observada ao longo da disputa, mas não as expectativas de parte da campanha petista, que acreditava na possibilidade de vitória de Lula já em primeiro turno.
Será a primeira vez desde a redemocratização que um presidente disputará a reeleição em segundo turno em desvantagem. Mas o desempenho de Bolsonaro surpreendeu, destoando das indicações das pesquisas divulgadas na véspera, que davam vantagem entre 8 e 14 pontos percentuais para Lula.
Entre os demais candidatos, a senadora Simone Tebet (MDB) ficou na terceira colocação, com 4,22% dos votos válidos – superando na reta final o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que caminha para encerrar a disputa com 3,06%.
O segundo turno será realizado daqui a três semanas, no último domingo de outubro, dia 30. O pleito definirá se Bolsonaro será reconduzido para mais um mandato de quatro anos ou se Lula voltará ao Palácio do Planalto após 12 anos.
Na disputa presidencial pelas Unidades da Federação, Lula venceu em 14 estados, e Bolsonaro em 12, além do Distrito Federal. O petista se saiu melhor em estados do Nordeste e do Norte, enquanto o atual presidente teve melhor desempenho no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.