Secretaria Municipal de Saúde promove mês de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo do Útero
Pontos altos da programação serão palestras e caminhadas.
A Secretaria Municipal de Saúde realiza, durante o mês de outubro, as tradicionais campanhas de coleta de Papanicolau e encaminhamento para realização da mamografia. Para realização do exame, é necessário levar os seguintes documentos: Cartão do SUS, RG e CPF; além de não ter praticado atividade sexual nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada.
Além das ações tradicionais da campanha, nos dias 7, 10, 11, 15 e 25 de outubro, as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas em horário estendido – das 16h às 20h, para contemplar toda a população com a coleta de Papanicolau e Pedidos de Mamografia, além de palestras sobre violência contra a mulher com a Comissão da Mulher Advogada da OAB.
Confira o cronograma:
- 7/10 – UBS Anur Felipe Gabriel (Jurupema)
- 10/10 – USF Névio Ozzetti (Jd. Martinelli)
- 11/10 – UBS Akio Nakashima (Jd. São Sebastião e UBS Ederaldo Marques (Vale do Sol)
- 15/10 – Caminhada Outubro Rosa – saída às 9h no posto Cotai.
- 25/10 – Palestras no Cine São Pedro a partir das 19h: (1ª – Comissão da Mulher Advogada da OAB com o tema “Direito do Paciente com Câncer – 2ª – Dr. Rodrigo Alves Ferreira com o tema “Câncer de Mama e de Colo de Útero” – A abertura será feita pelo músico Raphael Cardoso Belarmino da ETAM Santa Cecília).
*Programação sujeita a alterações.
Sobre o Mês – O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como principal finalidade alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer do colo de útero.
No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018. E, desde 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados.
A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.
O movimento surgiu nos anos 90, quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Anos depois, outras cidades começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.
Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo!
A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.