Arquivo Geral – Revolução Constitucionalista
Por: Luiz Eduardo Schneider
Criação do IBGE
O Dia da Criação do IBGE é celebrado em 6 de julho. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE é o responsável por retratar a imagem do Brasil, ou seja, fazer levantamentos sobre a demografia, pesquisas estatísticas sobre temas variados e garantir a recolha de informações sobre os indicadores geográficos do país. A data tem o objetivo de homenagear esta fundação pública de extrema importância para a organização e auxilio do desenvolvimento do Brasil.
Missa e Novena
Hoje, quarta-feira, 6 de julho, às 12h, Missa na Matriz de São Sebastião; amanhã, quinta-feira, 7 de julho, 3º dia da Novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, na Igreja Matriz.
Revolução Constitucionalista
No próximo sábado, 9 de julho, é feriado no Estado de São Paulo em que se comemora o aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, movimento armado que demandava a elaboração de uma nova Assembleia Constituinte durante o Governo Provisório de Getúlio Vargas. O caminho para criação do feriado surgiu com uma lei federal que dispõe sobre feriados estaduais. A Lei Federal n.º 9.093, de 12 de setembro de 1995, sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, definiu que a data magna de cada Estado da nação fosse transformada em feriado civil. Assim, cada unidade da federação teve liberdade para escolher qual o dia do ano deveria ser guardado. No caso de São Paulo, o dia escolhido foi 9 de julho.
Que peninha
Nosso Clube Atlético Taquaritinga – CAT – perdeu na estreia, na segunda fase do sub-23, segunda divisão. O jogo foi em Guarulhos, contra o Flamengo e o resultado: 2×0. Com a volta de alguns titulares, a equipe cateana tem tudo para se recuperar no jogo do próximo domingo, em Taquaritinga, contra o Joseense.
Até às 15h
O comércio de Taquaritinga estará com suas portas abertas, no sábado, feriado estadual de 9 de Julho, até às 15h. Porém, supermercados, açougues e varejões, o atendimento é feito ao consumidor até às 19h.
Frase religiosa
“O mundo fecha portas, mas Deus abre caminhos”.
*Luiz Eduardo Schneider é jornalista e colaborador de O Defensor.
**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.