Prefeito e secretária da Educação comentam sobre a instalação da Escola Cívico-Militar no município
Bate-papo ocorreu no programa puxando o saco, o Prestando Contas Municipal.
Pelo que se ouviu de prefeito e secretária municipal de Educação, no programa puxando o saco, o Prestando Contas, de sábado, na rádio da família do chefe do Executivo, finalmente, será implantada, em Taquaritinga, a Escola Cívico-Militar.
Conforme palavras do prefeito, está tudo acertado para que os 200 alunos inscritos em primeira chamada, iniciem os cursos da 6ª, 7ª, 8ª e 9ª séries já no mês de agosto.
Por outro lado, a secretária da Educação rebateu que o prazo para início das aulas está muito próximo e serão necessárias urgentes providências para uma readequação do prédio, local onde funcionou a Secretaria Municipal de Educação, no Jardim Laranjeiras, até pouco tempo atrás.
Esperto, o chefe do Executivo informou que nesta semana as reformas seriam iniciadas, devendo a inauguração acontecer na semana do aniversário da cidade, daqui a dois meses.
Também, à guisa de informação, foi ventilado que os uniformes dos alunos serão doados pela própria prefeitura, numa economia aos estudantes, em torno de R$ 1.200,00.
O programa de escolas cívico-militares do Ministério da Defesa visa melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas, onde os militares irão desempenhar um papel de supervisão e atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho pedagógico.
Os militares serão escolhidos através de processo seletivo e deverão passar por uma capacitação profissional para desempenhar o papel de supervisor no centro de ensino. Além disso, também serão responsáveis pelo desenvolvimento de atividades cívicas, visando a redução do abandono e na diminuição da violência escolar.