Em meio à crise varejo busca ferramentas para fidelizar cliente
A segunda Pesquisa Nacional de Inteligência Geográfica, realizada pela Geofusion, líder de inteligência geográfica no país, aponta que 57% dos profissionais de inteligência de mercado pretendem investir em geomarketing nos próximos meses. Levantamento da Geofusion com mais de 409 profissionais revela que dados geolocalizados são considerados de alta importância na definição das estratégias empresariais.
O estudo contou com a participação de profissionais de diversos segmentos do varejo, incluindo gerentes, supervisores, coordenadores e analistas. De acordo com a pesquisa, a utilização de dados geolocalizados para definir estratégias nas empresas foi fator considerado de alta importância (31%) ou mesmo essencial (27%) por grande parte dos pesquisados.
Esse é um tipo de investimento que a maioria das empresas já considera como de importância estratégica para a condução de seus negócios. A pandemia trouxe novos desafios para muitos segmentos varejistas e, com a crise econômica, existe menos espaço para achismos. As decisões precisam ser assertivas e baseadas em dados – avalia Susana Figoli, Diretora de Inteligência da Geofusion.
No que diz respeito aos investimentos das companhias, os esforços estarão concentrados na fidelização dos clientes. Para isso, os profissionais que responderam ao estudo pretendem utilizar o geomarketing em 2022 – 54% afirmam que localizar público-alvo será o mais importante para o crescimento da empresa.
Segundo o levantamento, os dados geográficos são utilizados de forma multidisciplinar dentro das empresas. Embora haja predominância de algumas áreas de atuação nos resultados da pesquisa, 61% apontam que a importância de dados geográficos se estende a outros departamentos em suas empresas.
Os dados de inteligência geográfica de mercado são de grande importância para diversos departamentos dentro das empresas, possibilitando análises robustas sobre localização de público-alvo, potencial de mercado, entre várias outras -, revela Figoli.