22 de janeiro de 2025
GeralNossa Palavra

Nossa Palavra – Perguntas sem respostas

Na sessão ordinária de segunda-feira (21), que mais uma vez não foi possível entrar na pauta do dia o tema-livre, espaço reservado para os vereadores emitirem suas opiniões, alguns temas debatidos durante leitura das indicações e requerimentos propostos pelos componentes da Casa de Leis, tiveram, por parte dos vereadores oposicionistas ao prefeito, grande repercussão nas redes sociais, via internet, bem como na imprensa local.

O mais polêmico assunto tratado entre os vereadores oposicionistas, já que os da situação mantiveram-se calados, foi quando Gilberto Junqueira, que cumpre seu sétimo mandato, um deles como presidente do Legislativo, enviou uma moção de aplauso ao ex-secretário municipal de Obras e Meio-Ambiente, engenheiro Luís Carlos Lourençano.

Até aí, ótimo. Lourençano, profissional da área de engenharia dos mais dedicados e capacitados, trabalhou como secretário municipal durante todo o primeiro mandato do prefeito Mársico e mais 10 meses do segundo, sendo, posteriormente, exonerado pelo chefe do Executivo, pelo fato de não assinar alguns documentos, segundo Junqueira, inerentes à sua pasta.

A sessão, realizada de forma virtual, em razão da pandemia, que assola o mundo, ganhou ares de deboche, quando o presidente da Câmara, vereador tenente Marcos Lourençano, referiu-se ao novo secretário da pasta, dizendo que a Prefeitura acabava de trazer um engenheiro, que estava “morto” em Araraquara e que, por ironia do destino, no presente momento, nenhum dos vereadores soube informar o nome correto da pessoa.

O assunto levantado por Gilberto Junqueira ganhou ainda a adesão de outros vereadores oposicionistas, dentre eles Rodrigo de Pietro, que sugeriu ao presidente da Casa de Leis, a formação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) a fim de se saber os motivos corretos da saída de Luís Carlos Lourençano e a contratação do novo secretário.

Coincidentemente, na quinta-feira (24), através de publicação nas redes sociais, o prefeito Vanderlei Mársico anunciou a realização de obras na cidade, oportunidade em que, pela primeira vez, desde a sua contratação, colocou o secretário “forasteiro” para dar informações do trabalho efetuado.

Assim caminha a administração municipal “quem ama, cuida”.