16 de novembro de 2024
CidadeEducaçãoGeral

Ecoponto segue instalado na Etec Dans para recolhimento de materiais recicláveis

Um dos maiores problemas a serem enfrentados, na luta pela preservação da vida no planeta, é o descarte irregular dos resíduos sólidos. A produção desenfreada de produtos tóxicos, que não se decompõem e permanecerão no solo, no ar e nas águas por gerações – alguns, para sempre -, faz do ser humano um refém, cercado de lixo por todos os lados. Comemos lixo, como revelam as partículas de microplástico presentes no organismo humano.

Enquanto muitos agem como se o problema não existisse, ou fosse só do outro, tem gente que enxerga a realidade e se dispõe a melhorá-la. Uma equipe de professores e alunos da Etec Dr. Adail Nunes da Silva, na Vila Rosa, mantém um ecoponto permanente para recolher materiais recicláveis, que não podem e não devem ser descartados no lixo comum: eletrônicos, pilhas, vidro, alumínio, e também lacres e tampinhas que são doados para obras sociais. “As pessoas têm consciência ecológica”, acredita a professora Andreza Zambelli, uma das idealizadoras e quem administra o recolhimento. “Às vezes, só não têm meios para colocá-la em prática.”

O ecoponto, uma ação que já tem a OAB e outras escolas como parceiras, está localizado no pátio da própria Etec e é aberto à comunidade. A Caporanga abraça a ideia e se compromete a difundi-la por todos os locais em que atuar.

Trote solidário – A escola, que também conta com curso voltado ao meio ambiente, e anualmente realiza o Dia D de recolhimento de lixo eletrônico em alguns pontos da cidade, adotou neste ano o trote solidário amigo da natureza. Os calouros recebem uma placa de “bixo”, e só podem retirá-la se voltarem com tampinhas para abastecer o ecoponto, que serão doadas a entidades assistenciais.

A Etec fica na Rua Francisco Valzacchi, n.º 51, na Vila Rosa.