7 de novembro de 2024
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Artigo: Tecnologia em favor das melhores práticas

Sempre atenta, a Prodesp vem se antecipando às necessidades da população e das demandas do governo estadual.

Por: André Arruda*

As sociedades seguem trilhando firme na evolução das tecnologias. A nova realidade impacta os modelos de trabalho, relações de consumo e a prestação dos serviços públicos em uma velocidade jamais vista. Como empresa de tecnologia do Estado e sempre atenta, a Prodesp vem se antecipando às necessidades da população e das demandas do governo estadual.

A transformação digital de São Paulo, assumida pelo governador João Doria como uma das principais metas desta gestão, já havia sido anunciada muito antes da maior crise sanitária global dos últimos 100 anos. As ações, capitaneadas pelo vice-governador Rodrigo Garcia, fornecem subsídios, organizam dados e direcionam os rumos das políticas públicas, protegem vidas, melhoram a segurança no trânsito, a mobilidade, expandem a proteção social e racionalizam o emprego de recursos.

Criado para auxiliar os mais impactados pela COVID-19, o Programa Bolsa do Povo beneficiará mais de 2 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade. A ação consolida, em única plataforma digital, projetos para assistência social e transferência de renda, além de outros serviços.

Com o programa SP Sem Papel, o Estado criou meios para reduzir a circulação de papéis, eliminando gradualmente o trâmite de impressos na administração estadual e no seu relacionamento com outras esferas de governo.

Já o aplicativo Poupatempo Digital garantiu acesso a diversos serviços públicos online a milhares de paulistas. Já foram realizados cerca de 7 milhões de downloads até outubro de 2021. Hoje, apenas o app disponibiliza 130 facilidades. E novas funcionalidades vêm sendo incorporadas à solução.

Também foram criadas inovações desenvolvidas para o Detran.SP. O Infosiga, primeiro sistema de dados do Brasil a publicar mensalmente estatísticas de acidentes e fatalidades, conta com apoio tecnológico e de infraestrutura da Prodesp em sua concepção. O Sistema Detecta – maior Big Data de segurança da América Latina e um dos maiores em nível global – consolida, relaciona e analisa, em tempo real, registro de boletins de ocorrência policial, do 190, de identificação criminal, de pessoas desaparecidas, de veículos roubados e de Carteiras de Habilitação.

A boa gestão de dados é um valioso ativo para auxiliar políticas públicas que melhorem a vida das pessoas. A Prodesp tem a missão de tornar o funcionamento da estrutura governamental menos onerosa aos cofres públicos. E os serviços oferecidos aos cidadãos mais simples e intuitivos, ao alcance da tela, na palma da mão, conferindo conforto, praticidade e eficiência aos moradores dos 645 municípios paulistas.

*André Arruda é Diretor-Presidente da Prodesp.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.