Cervejando -Cerveja é produzida com lúpulos frescos plantados na própria cervejaria
Por: Monali Bassoli*
Localizada na área rural de Gravataí (RS), a Cervejaria FIL não apenas cultiva o próprio lúpulo na sua propriedade, mas também tem sua plantação muito próxima do local da produção da cerveja, mais especificamente 50 metros da sala de brassagem, o que possibilita o aproveitamento máximo de frescor do lúpulo colhido.
A plantação existe desde 2014, e a cada ano o cervejeiro Felipe Fleck, junto com seu sócio e pai, Carlos Fleck, aumentam a área plantada para conseguir incrementar a colheita nas próximas produções.
Diferentemente do ano anterior em que a Cervejaria abriu sua fazenda para o Festival da Colheita, no qual contou com a presença de mais de 300 pessoas, muita cerveja, churrasco, e música, esse ano a colheita foi mais reservada, mas novamente resultou em boas quantidades de lúpulo.
As variedades de lúpulo utilizadas para produzir a Harvest IPA desse ano foram: Hallertau Mittelfrüh e Chinook. A IPA Fresh Hops apresenta uma coloração clara, com base sutil de maltes e apresenta notas herbais, cítricas e uma leve picância. Com 2 DH de lúpulos frescos conforme os cones vão ficando prontos no campo.
o site www.cervejariafi.com.br é possível encontrar os kits desse ano. As embalagens são feitas com material biodegradável, com embalagem reduzida, seguindo as premissas da cervejaria de respeito ao meio ambiente.
Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com
*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja