Veterinário alerta para surto de cinomose em Taquaritinga (SP)
O jornalista Gabriel Bagliotti esteve no consultório do médico veterinário, Dr. Samir Ribeiro, para conversar a respeito do surto de cinomose que atinge Taquaritinga (SP). O veterinário alertou os tutores a respeito da vacinação dos animais.
“É um vírus altamente contagioso, atinge o sistema respiratório, neural e digestório. No frio o índice aumenta muito, como se fosse uma gripe humana, mas é muto mais grave. O animal que não estiver vacinado e receber uma carga viral, em sete ou dez dias começa a apresentar sinais, como febre, diarreia, entre outros e o último atingido é o sistema neural, e quando chega nesse estágio é muito grave”, alertou o médico veterinário.
Dr. Samir disse que “a vacina previne a doença, nenhuma vacina é 100%, mas previne que doença não se desenvolva de forma grave. A gente pede para manter o esquema vacinal anual. Quando pequeno tem que ser vacinado com três doses. As vacinas precisam vacinar ser de qualidade”.
O veterinário ressaltou que “a doença pode ser transmitida via oral ou aerogena. O animal pode se contaminar através do sistema respiratório ou algum muco de outro animal, então é assim que se pega. Se você vai na rua e pisa no cocô, ou no xixi, de outro animal e vai para casa, você leva a doença para a casa”.
“A vacina custa em torno de R$ 200,00 no início, pois são as três doses. E deve ser aplicada pelo veterinário, apenas pelo veterinário. Em animais adultos, o valor é de R$ 60,00”, afirmou Ribeiro.
Ele concluiu dizendo que “é muito difícil reverter o quadro da doença quando atinge o sistema neural”.