Cervejando – Volume de vendas de cerveja é o maior desde 2014
Por: Monali Bassoli*
Uma pesquisa inédita realizada pela Euromonitor mostrou que as vendas de cerveja no Brasil em 2020 foram as maiores dos últimos seis anos, atingindo 13,3 bilhões de litros, perdendo apenas para o ano em que o Brasil sediou a Copa do Mundo em 2014.
Os dados de Kantar mostraram que o consumo das famílias estabeleceu registros históricos. Em 2020, a proporção de brasileiros com 18 anos ou mais que bebem cerveja em casa saltou para 68,6%, em comparação com 64,6% em 2019. De acordo com a Euromonitor, as vendas de cerveja no país cresceram de 3,5% em 2019 para 5,3% em 2020.
Em termos de vendas, o crescimento é ainda maior – um aumento de 9,9% em relação a 2019. O mercado total de varejo de cerveja atingiu 184,5 bilhões de reais, o que se deve à maior penetração da chamada cerveja premium.
A pandemia fez com que os brasileiros bebessem mais cerveja dentro de casas. Segundo a Euromonitor, as vendas em restaurantes e bares caíram 2,2%, mas foram compensadas por um aumento de 17,6% nas chamadas vendas “não comerciais” que incluem supermercados e e-commerce.
Brahma e Skol permaneceram na liderança das marcas com maior volume de vendas no país em 2020, com 21,9% e 21,5%, respectivamente. Seguidas pela Antarctica com 10,5%; Itaipava, 8,4% e Nova Schin com 6,8%.
Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com
*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]
**Os artigos assinados não representam a opinião de O Defensor!