Artigo: Ciro Gomes
Por: Luís Bassoli*
- Particularmente, simpatizo com Ciro Gomes; votei nele no primeiro turno nas eleições passadas.
- Ciro Ferreira Gomes é paulista, nascido em Pindamonhangaba, em 1957.
- Radicado na cidade de Sobral, fez carreira política no Ceará.
- Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, foi professor na Universidade de Fortaleza, Universidade do Vale de Aracaú (UVA) e professor visitante na Faculdade de Direito de Harvard, nos EUA.
- Foi deputado estadual, deputado federal, prefeito de Fortaleza e governador do Ceará.
- Foi ministro da Fazenda do Governo Itamar Franco (na implantação do Plano Real); e ministro da Integração Nacional no Governo Lula (responsável pelo projeto de Transposição do Rio São Francisco).
- Na primeira eleição presidencial (1989), apoiou Mário Covas no primeiro turno e Lula no segundo; em 1994, apoiou, de modo independente, a candidatura de FHC, do PSDB.
- Em 1998, filia-se ao PPS e se lança candidato a presidente, sendo o terceiro mais votado.
- Em 2002, ainda pelo PPS, disputou novamente eleições e terminou em quarto lugar, atrás de Lula, Serra e Garotinho; no segundo turno, apoiou Lula.
- Em 2006, filiado ao PSB, foi cogitado a ser vice de Lula, mas se elege deputado federal pelo Ceará, sendo o mais votado, proporcionalmente, no Brasil.
- Em 2010, foi cogitado para ser candidato ao Governo de São Paulo; não participou da campanha de Dilma Rousseff, mas a apoiou no segundo turno.
- Após breve passagem pelo partido PROS, filiou-se ao PDT e concorreu à presidência da República em 2018, ficando em terceiro lugar; foi criticado por se abster no segundo turno.
- Desde então, é um combativo crítico do governo bolsonaro, contra quem subscreveu pedido de impeachment – e se apresenta como uma alternativa de centro-esquerda para 2022.
* Luís Bassoli é advogado e ex-presidente da Câmara Municipal de Taquaritinga (SP).
**Os artigos assinados não representam a opinião de O Defensor!