19 de dezembro de 2024
Artigo / Crônica / PoemasGeralSaúde

Artigo: A vacina da tecnologia para a educação

Por: Vinícius Freaza*

Lembra de março de 2020? Pois é, jamais iremos esquecer, inclusive as escolas, quando a pandemia chegou com o “pé na porta” do dia para a noite e não deixou alternativas: ou essas escolas mergulhavam de vez no ambiente digital, ou se tornariam apenas vagas lembranças na cabeça dos alunos.

Toda essa urgência para a digitalização fez com que as escolas buscassem apoio imediato em grandes fornecedores globais de tecnologia, mas também em startups de educação, as chamadas edtechs. Por aqui, antes da pandemia atuávamos junto às escolas, essencialmente com um modelo híbrido, que mesclava o “analógico” e o digital. Somos especialistas em simular avaliações de larga escala como Enem e Saeb, e desde a nossa fundação, vínhamos oferecendo às escolas avaliações em papel e os resultados em uma plataforma on-line com relatórios interativos, simuladores e ferramentas de melhoria.

No início da pandemia, além de nos estruturarmos para o trabalho com toda a equipe em home office, também tivemos de reconstruir a empresa em 15 dias: Nova plataforma para aplicação das avaliações, dimensionamento de servidores para aguentarem a demanda de milhares de alunos simultâneos, reestruturação do departamento de suporte para atendimento via whatsapp, lives com centenas de clientes para demonstração das novas funcionalidades, palestras e aulas virtuais para alunos e tivemos de dar conta em poucas semanas etc.

Ao final de 2020 atingimos a marca de mais de 1,3 milhão de avaliações online aplicadas em nossa nova plataforma, apresentando um crescimento de 25% na nossa base durante a pandemia, encerrando o ano com 3.058 escolas clientes, antes eram 2.450.

Com base nessa jornada, elenquei 5 aprendizados obtidos que servirão como um relato sobre a digitalização de uma edtech.

  1. Ofereça uma versão gratuita do seu novo produto ou serviço digital para clientes que já estejam com você

Essa oferta gratuita teve duas funções importantíssimas para nós: primeiro, nos aproximou de nossas escolas fortalecendo a parceria em um momento que elas precisavam muito e rapidamente de soluções para o ensino à distância. Depois, com esse pré-produto, tivemos uma fonte riquíssima de feedbacks dos clientes, que foram cruciais para a construção de novas funcionalidades que se incorporaram no produto final, além de nos permitir testar e escalonar nossa infraestrutura tecnológica.

  1. Foque primeiro no valor entregue, e, se necessário, justifique preço

A maioria das pessoas desconhece os altos custos envolvidos na expansão de servidores, largura de banda e time de desenvolvedores. Essa é a hora em que o produto deve ser reapresentado para antigos clientes, retomando o foco na dor que ele resolve.

  1. Estruture um canal de suporte ágil, de preferência no WhatsApp

A alta demanda por serviços educacionais tecnológicos vem acompanhada igualmente pelo aumento da necessidade de atendimento on time, e o WhatsApp é sem dúvida nenhuma o canal de comunicação mais instantâneo da atualidade com o benefício de o cliente já estar familiarizado com ele.

  1. Relacionamento é muito mais que cafezinho, ele pode dar sentido ao seu produto para o seu cliente

Desde 2019 estruturamos um departamento de relacionamento com a missão de apoiar os clientes no uso estratégico dos dados gerados pelas nossas avaliações. Durante a pandemia, com essa visão e atuação, o nosso relacionamento com as escolas transcendeu questões técnicas, e conseguimos posicionar nossas avaliações como ferramenta fundamental para mensurar as aprendizagens dos alunos à distância.

  1. Deu ruim na tecnologia? Meça o impacto para cada cliente, estruture possibilidades de reparação e marque uma reunião se possível

Tivemos alguns momentos desafiadores quanto a tecnologia durante esse período, e quando os impactos foram inevitáveis, adotamos uma postura de extrema transparência com os clientes impactados. Em alguns casos mais complexos, agendamos proativamente reuniões individuais e oferecemos formas de reparação.

*Vinícius Freaza é Sócio-diretor da Evolucional.