21 de janeiro de 2025
GeralNossa Palavra

Nossa Palavra – Testagem em massa – escutaram a nossa prece!

É meus amigos, às vezes o homem lá em cima escuta aquilo que pedimos aqui em baixo. E foi assim nesta semana! Na última quarta-feira, 26 de maio, neste mesmo espaço o Nossa Palavra, o editorial de O Defensor solicitava que as autoridades de nossa Cidade buscassem através de todos os meios possíveis a testagem em massa da nossa população, assim como a vacinação de todos.

Somente desta forma, poderíamos ter a real noção da contaminação em Taquaritinga e permitiria que atividades, até então, classificadas como não essenciais, pudessem funcionar normalmente. É o caso de comércio e outros tipos de seguimento.

Para nossa surpresa na quinta-feira, fomos procurados por pessoas próximas a administração municipal informando que o Instituto Butantan, ligado ao Governo de São Paulo, inicia neste sábado (29), um novo projeto de testagem para confirmação do coronavírus em moradores de duas cidades do interior de São Paulo. Sendo elas: Taquaritinga e Batatais.

O projeto intitulado de “Isolamento Inteligente” terá como objetivo detectar indivíduos infectados com o vírus Sars-Cov-2 para medidas mais eficazes de contenção da transmissão. Tudo aquilo que esperávamos, agora resta aguardarmos o projeto ter início e um bom número de taquaritinguenses serem testados.

O “Isolamento Inteligente” consiste no envio, pelo Butantan, de testes do tipo RT-qPCR e testes rápidos para a Cidade, sendo aplicados nas Unidades Básicas de Saúde locais. Para maior segurança, os moradores receberão os resultados dos testes através de um aplicativo, o Tainá/Global Health Monitor, que conta também com dicas de prevenção, endereço de hospitais mais próximos e mapas de risco de contágio da doença.

Por sua vez, lembramos que desde o primeiro mês de pandemia, escutamos cientistas e autoridades médicas pedindo um maior número de testes no Brasil, vale lembrar que o próprio Ministério da Saúde tem em seus estoques, uma centena de testes para Covid-19 parados até hoje e já com prazo de validade quase expirando. A iniciativa do Butantan só demonstra o apreço pela vida e a necessidade de maiores e melhores pesquisas para suplantarmos a existência deste vírus.

Quem sabe, logo, logo não olharemos para traz e tiraremos bons aprendizados desta fase sombria que estamos vivendo. Infelizmente o preço está sendo muito caro, pois a vida é uma só. E com o apoio a ciência e a tecnologia a certeza é que dias melhores virão! Assim torcemos! Viva o Butantan, Viva o SUS, Viva a Ciência!!!