Proprietário de área rural tenta limpar talhão de cana, mas perde controle e destrói plantio em Descalvado (SP)
No último domingo (16) uma equipe da Polícia Militar Ambiental de São Carlos, se deslocou até a área rural de Descalvado depois de receber, através de uma indicação via satélite, uma chamada de acidente de fogo.
Ao chegarem ao local, ficou constatado que uma área de plantio de cana de açúcar (4,43 hectares) havia sido totalmente destruída pelas chamas. Ficou verificada também a destruição parcial de um maciço florestal do bioma cerrado (0,30 hectares) que também foi consumido pelo fogo.
O proprietário do local disse iniciou as chamas com o intuito de limpar um talhão de cana velha, porém perdeu o controle do fogo, e além do talhão queimou parte da vegetação nativa.
O responsável foi autuado administrativamente por destruir qualquer tipo de vegetação nativa, tendo seu valor agravado por ter sido mediante uso de fogo e por fazer uso de fogo em área agropastoril sem autorização de órgão ambiental competente, onde somadas as multas chegam a R$ 6.680,00. Ele deverá responder administrativamente.