Politicando – Uma manhã acompanhando os trabalhos
Política de hoje e de ontem.
Por: Léo Oliverio*
Uma manhã acompanhando os trabalhos
Estive na última terça (30/03) no gabinete do Sr. Vanderlei Mársico, Prefeito Municipal tratando de temas relacionados à abertura do setor de alimentação fora do lar.
Fui muito bem recepcionado pelo Vanderlei, que juntamente com a Patrícia, 1ª Dama do município, nos colocou a par de toda situação relacionada à pandemia e ações tomadas pelo executivo municipal.
Fiz questão de ressaltar o trabalho executado pela saúde do município, que não mede esforços para tratar dos acometidos pela COVID-19 no gripário e na UPA “Dr. Wilson Rodrigues”, e que vem dando exemplo de vacinação organizada e rápida, muitas vezes se adiantando ao calendário estadual em razão desta eficiência.
Um pouco mais de paciência
Infelizmente, há pouco que o prefeito pode efetivamente fazer para ajudar os setores paralisados. Apesar do interesse e boa vontade em manter o comércio aberto, o prefeito deve acatar as determinações superiores, neste caso do Governador de São Paulo, João Dória.
Na ocasião, o Prefeito e a 1ª Dama fizeram questão de mostrar documentos que comprovam denúncias que chegam ao Ministério Público e que geram solicitações de fiscalização pela Vigilância Sanitária Estadual a diversos setores.
E peitou prefeitos das maiores cidades
Ainda neste encontro eu soube diretamente do prefeito e sua equipe que dias antes ocorreu uma reunião orquestrada pelos prefeitos de Ribeirão Preto, Araraquara e S. J. do Rio Preto com interesse em forçar um lockdown de 15 dias nas 3 DRSs e que envolveria dezenas de cidades.
O fato só não se consumou porque o Vanderlei pediu a palavra e deixou claro que, do que dependesse do seu aval, Taquaritinga não entraria em lockdown. Após ele, outros prefeitos de pequenas cidades também se manifestaram contrários à ideia de fechamento. A reunião terminou sem nenhuma decisão final sobre o tema.
Cidade pequena é diferente
Após isso, prefeitos de cidades pequenas passaram a conversar e organizar um pedido conjunto para que o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia passe a olhar de forma diferenciada para as pequenas cidades.
No entendimento dos gestores, o comportamento das cidades pequenas é diferente das grandes cidades, e por isso a ação deve ser também diferenciada. A ideia é que seja mais simples uma cidade pequena ter suas atividades restauradas em caso de melhora dos números da pandemia.
Café com o vice
Ainda na terça-feira tive a oportunidade de tomar um café com o Luiz Fernando, vice-prefeito (com todas as precauções necessárias pela pandemia). Falamos a respeito de projetos e ideias para a cidade.
Algumas para um futuro próximo, assim que a pandemia der uma trégua, porém outras possíveis de serem buscadas imediatamente, com a união de forças locais.
Lembra da semana passada quando falei da época da construção do Taquarão, que uniu todos os lados? É um pouco disso que busquei, convergindo projetos de grupos distintos ao bem comum. Tomara que dê resultado.
Léo Oliverio é empresário, formado em Processamento de Dados pela FATEC Taquaritinga e Gestão Pública pela UNIVESP. Atualmente cursa graduação em Direito.